Uma experiência plena de sucesso, assim pode ser definida as três noites do I Simpósio de Teologia sobre a Vida Consagrada, que terminou na noite desta quinta-feira (29/10). O bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini ali esteve para prestigiar a bela iniciativa.
Conversamos com um dos organizadores, o jovem religioso Tailer Douglas Ferreira que nos explicou o seguinte: “O Ano da Vida Consagrada, conclamado pelo Papa Francisco para o período de 30 de novembro de 2014 a 02 de fevereiro de 2016, por ocasião do quinquagésimo aniversário da Constituição dogmática Lumen gentium, sobre a Igreja, bem como do Decreto Pefectae caritatis, sobre a renovação da vida religiosa, tem se configurado como um tempo fecundo para o aprofundamento sobre a identidade da Vida Consagrada e a sua presença na Igreja e no mundo. Nesse intuito, o Núcleo Santo André (CRB São Paulo), juntamente com a Fraternidade das Novas Comunidades (FRATER) da Diocese de Santo André, pensou a realização de um simpósio como espaço propício para a reflexão e o diálogo sobre a Teologia da Vida Consagrada a partir dos objetivos propostos pelo próprio Papa Francisco para esse ano”.
Também perguntamos qual o objetivo principal de sua realização? Vejam a resposta de Tailer: “Aprofundar de maneira crítica e sistemática os objetivos do Ano da Vida Consagrada propostos pelo Papa Francisco em sua Carta Apostólica às pessoas consagradas, buscando recolher elementos históricos e conjunturais que possibilitem esboçar uma Teologia da Vida Consagrada capaz de lançar luzes sobre o hoje e o amanhã da Vida Consagrada na Igreja e no mundo”.
Em breve vamos publicar uma reportagem completa sobre tudo o que aconteceu neste simpósio que teve a participação de 25 instituições entre Institutos Religiosos, Seculares, Novas Comunidades, Leigas e Viúvas Consagradas, além de alguns leigos presentes na Diocese de Santo André. Ao todo foram 130 inscritos.