Diocese de Santo André

A Exemplo de São Camilo ser Jesus para o Doente

Espiritualidade do agente a Pastoral da Saúde

Palestra de Dom Pedro Carlos Cipollini – Bispo de Santo André

Encontro dos agentes da Pastoral da Saúde da Diocese em 31.11.2015

 

INTRODUÇÃO

Ser Jesus para os doentes é ser misericordioso: não passar pelo doente com indiferença mas saber compadecer-se e colocar-se em seu lugar.

Esta é uma exigência para todo cristão, para todos os que já se encontraram realmente com Jesus e desejam segui-lo de verdade como discípulos e missionários. A misericórdia e acolhida para com o doente é a base de uma espiritualidade do agente da Pastoral da Saúde.

A Igreja que continua a missão de Jesus, tem uma especial predileção pelos pobres e, o papa Francisco diz desejar uma “Igreja pobre para os pobres”. Entre os pobres mais necessitados estão os doentes. Eles devido ao sistema econômico que rege nosso mundo são desprezados, maltratados e não raro, escondidos. Mesmo os doentes que tem recursos não deixam de sofrer na nossa realidade.

 

SÃO CAMILO DE LELLIS

O século XVI foi muito agitado e violento com muitas guerras de religião: luta entre católicos e protestantes (muitas guerras, epidemias, fome e rivalidades)

Deus vai suscitar muitos homens e mulheres que movidos pela misericórdia evangélica, irão praticar a caridade de forma extraordinária

Em 1550 nasce Camilo, sua mãe se chamava Camila e sonhou antes de ele nascer, com um menino que trazia uma cruz vermelha no peito e outras crianças a seguiam.

Camilo perdeu a mãe quando pequeno e o pai aos dezesseis anos. Era um jovenzinho que gostava de aventuras e do jogo. Deu trabalho…

Alistou-se para ir à guerra, lá presenciou todo tipo de horrores, tornou-se viciado em bebida e em jogo de cartas, adoeceu e no hospital foi se tratar de uma ferida na perna direita que o acompanhou por toda a vida. Sarou e voltou para a vida dissipada. Tornou ao hospital e ali teve a inspiração de dedicar-se gratuitamente ao serviço dos doentes.

Em dois de fevereiro de 1575 foi tocado pela graça de Deus e se converteu: resolveu dedicar toda sua vida ao cuidado dos enfermos e para isso fundou uma congregação. Morrei em 1614.

Camillus na antiga Roma, era o nome dos jovens que ajudavam os sacerdotes nas celebrações com o povo. São Camilo foi um ajudante geral dos enfermos.

Seu modelo foi Jesus “O Bom Samaritano” (cf. Lucas 10,25-37- bom samaritano). Jesus faz-se próximo do necessitado e do pequeno, do fraco e pobre. A lei do amor é que nos julgará conforme o que diz o Evangelho Mt 25, 31-46.

 

JESUS E OS DOENTES

Na missão de Jesus em primeiro lugar está a Palavra. Sua missão é pregar a Palavra do Evangelho, a boa nova do Reino de Deus.

Ao lado da Palavra está a cura dos enfermos como sinal da vinda do Reino.

Jesus não oferece apenas a cura mas acima de tudo faz uma promessa: Felizes os que choram pois serão consolados (Mt 5,4). Jesus não diz que agora não haverá mais sofrimento, mas promete um mundo novo, onde nem mesmo o sofrimento impedirá a vida no amor.

Sem a esperança de um novo mundo, de um novo modo de viver, o sofrimento não tem sentido.

Quando Jesus cura o leproso (Mt 8,1-4), o leproso não era apenas um enfermo mas um “impuro”, ele pede a purificação que lhe permitiria se integrar de novo na sociedade. Jesus o toca e o purifica. A cura maior que Jesus faz é integrar a pessoa na comunhão com os outros.

Jesus cura a sogra de Pedro (Mt 8,14-15). Jesus mostra sua misericórdia (e não só poder). Jesus toca a sogra de Pedro e diz: levanta. Ela se levantou curada e colocou-se a servir. A cura maior que Jesus opera é fazer a pessoa descobrir a maravilha de servir.

Jesus para São Mateus ( Mt 8,16) é aquele que carrega nossas enfermidades, Mateus cita Is é alma…Assumir/carregar, fala da dedicação de Jesus aos doentes e sua participação na vida deles.

Jesus cura o paralítico (Mt 9, 1-8). Ele chega carregado e pede a cura. Jesus lhe diz: teus pecados estão perdoados. Ele pede a cura e Jesus dá perdão antes da cura, para mostrar que a enfermidade maior é o pecado: o homem tem necessidade de cura e de perdão ao mesmo tempo…

Só a cura do corpo não resolve o verdadeiro problema do homem que é a vitória sobre a morte. O homem que é curado, qualquer dia deverá encontrar a morte. Por isso a resposta maior é a resposta sobre a morte. Jesus vai dizer que a menina morta que ele chamou para curar , Jesus falou que ela não está morta mas dorme (cf. Mt 9, 24).

Jesus cura a mulher com hemorragia (Mt 9,20-22). A mulher não pede só para ser curada, mas para ser “salva”. Isto porque a mulher que tinha hemorragia naquela época era tida como impura e condenada à perdição eterna

 

CONCLUSÃO

  1. Ao lado do anúncio a cura é sinal de que a salvação do Reino abrange o homem integralmente
  2. Jesus age movido de compaixão, este sentimento materno que nos faz colocar no lugar do que sofre. Jesus se envolve com o sofrimento do outro.
  3. Jesus prova ser o Messias por seus milagres, mas por sua compaixão para com os doentes ele prova o tipo de messias que ele é. Ele é um messias compassivo que ama os pobres e sofredores.
  4. Jesus jamais se mostra indiferente ao sofrimento (Mt 17,14 – o pai do epilético). Ele sempre para atender quem sofre (Mt 20,29 – os dois cegos).
  5. Em Mt 25, 31-46, quando do juízo final, Jesus não diz que é preciso curar o doente para que você seja salvo, ele diz que precisa visitar (ir até ele) e servir (ajudar de todas as maneiras possíveis).
  6. Jesus nunca evitou os sofredores, não curou a todos mas sempre acolheu a todos, Jesus lembra que o doente tem necessidade não só de cura física – saúde, mas de perdão e carinho também.
  7. O anúncio do reino de Deus, que é a missão da Igreja, deve ser sempre acompanhado da cura e do acolhimento compassivo dos doentes.#

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO