Conselho Diocesano de Pastoral se reúne pela primeira vez com Dom Pedro Carlos

Na noite de segunda-feira, (23/11), aconteceu a primeira Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, presidida pelo atual Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini. O encontro reuniu a partir das 19h30, no Edifício-Sede da Mitra Diocesana, no Centro de Santo André, os coordenadores das pastorais diocesanas.

Após a acolhida, Padre Cristiano fez a Oração Inicial, preparando o ambiente para os trabalhos que foram abertos por Dom Pedro explicou ser “o Concílio Vaticano II responsável pela introdução da palavra e do conceito de Pastoral no seio da Igreja Católica. Não só para o clero, mas também para todos os leigos, reforçando o entendimento de que pelo Batismo somos todos missionários”, lembrou.

Dom Pedro continuou sua fala dizendo que: “o outro grande legado de eclesiologia despontado pelo Concílio Vaticano II é o fato de sermos uma Igreja em Comunhão, o enfoque para a forma de viver dos primeiros cristãos, reforçando que não cabe o individualismo, mas sim viver em comunhão”. E reforçou: “onde não existem perdedores, e o que prevalece é o consenso proveniente do Espírito Santo. Para isso precisamos vencer todas as forças que desunem”.

O bispo concluiu seu pensamento afirmando que “Jesus Cristo também nos ensinou que o melhor trabalho é aquele feito em conjunto, e nunca só. Ele pediu para que os seus discípulos partissem em dupla para evangelizar. Trazendo para os nossos dias, para a nossa diocese, podemos afirmar que existem instrumentos importantes que nos ajudam a executar nossa missão em comunhão. O Centro de Pastoral é um destes organismos que nos ensina a partilhar o trabalho”.

7º Plano de Pastoral

Padre Joel Nery – novo Coordenador do Centro de Pastoral falou da decisão de se prorrogar por dois anos (2016/2017) as ações do 7º Plano de Pastoral. Também falou do novo formato do Conselho Diocesano de Pastoral, um tanto quanto ainda no embrião, mas que resultará em uma atuação mais dinâmica para fazer com que o sétimo plano aconteça de fato nas oito Regiões Pastorais da Diocese. Esta nova estrutura será amplamente divulgada em breve.

As cinco urgências do 7º Plano de Pastoral foram diagnosticadas durante o encontro. Maria Aparecida entregou o relatório sobre o COMID – Comissão Missionária Diocesana –, com os avanços conquistados neste ano e as propostas para 2016. Miriam Vertematti enumerou as realizações da Comissão Diocesana Bíblico Catequética, que além de elaborar os estudos semanais, preparou também diversos subsídios para o Mês Mariano, Mês do Dízimo, Mês das Vocações e Mês da Bíblia. Toninha Carrara expôs a caminhada das Pastorais Sociais da Diocese, em destaque o Fórum das Pastorais Sociais que aconteceu em 20 de junho e que serviu para aumentar a união de seus agentes. Padre Flávio Gomes de Alcântara, a frente da quarta urgência lembrou que foi feito um trabalho para se conhecer a realidade de cada paróquia e uma caminhada burocrática que permite agora que sejam colocadas em prática os projetos que as paróquias apresentem sobre suas necessidades. Já o Padre Jordélio Siles enumerou o que já se conquistou sobre o Itinerário da Catequese, o novo formato que a CNBB pensou para este importante segmento da Igreja que cuida do ensinamento da fé.

Os agentes pastorais presentes na reunião do Conselho Diocesano de Pastoral foram divididos em grupos e puderam debater as cinco urgências, respondendo questões tais como: “Que bom…”, “Que pena…” e “Que tal…”. O material será agora analisado pelo Centro de Pastoral. Antes do encerramento, quando Dom Pedro fez a Oração Final, o Padre Jean, como Moderador Coordenador da Cúria, explicou o procedimento de funcionabilidade do Edifício-Sede da Mitra Diocesana.