Ação Missionária desde criança

No ano de 1999 teve início na Paróquia Sagrada Família, de São Bernardo do Campo, o movimento denominado IAM (Infância e Adolescência Missionária). O Bispo, Dom Pedro, em visita a nossa comunidade, pode conhecer este trabalho. Olhando a caminhada, desde a fundação, foram feitos dezenas trabalhos, dezenas de atividades missionárias. Foram dados tantos sorrisos e tantos abraços, foram feitos bolos e foram feitos amigos. O papel do missionário é levar outros a conhecer a Cristo através do seu exemplo de vida, de suas atitudes, ações e palavras. Por causa do seu chamado o missionário não encontra nenhum prazer, nem realização a não ser fazendo a obra missionária. Se você crê em Jesus e Maria não há alternativa. Pois todos aqueles que crêem pertencem a Deus e como tal devem participar da missão. Missão não é nenhum privilégio de alguns, é responsabilidade de todos. O cristão tem muito que fazer, muito que realizar. Ser missionário não é só percorrer grandes distâncias, ir para outros continentes, mas é a difícil viagem de sair de si, ir ao encontro do outro, ir ao encontro do “diferente”, ir ao encontro do marginalizado – o preferido de Jesus. Como conseqüência deste assumir o compromisso missionário, nasce novo estilo de missões: não levar, mas descobrir. Não só dar, mas receber. Não conquistar, mas partilhar e buscar juntos. Não ser mestre, mas aprendiz da verdade. A missão nos permite criar novos laços, novas relações, um novo jeito de olhar a vida, um novo jeito de ser igreja.

Como mensagem final deixamos este poema: “Na criação Deus apresentou uma missão primária para ser cumprida pela adolescência missionária à ser cumprida com oração e obediência à Deus, não por orgulho, mas, por vontade solidária à adolescência totalitária em oração diária. Obedientes à Deus se deve ser, na fé permanecer para que a salvação Ele possa conceder”. (Cesar Junior).