Com objetivo de divulgar os cinquenta anos das assinaturas dos documentos do Concílio Vaticano II, há quatro anos, ainda no bispado de Dom Nelson Westrupp, scj, foi instituída uma comissão formada por sacerdotes, seminaristas, religiosos e leigos, que tiveram como missão estudá-los e em seguida preparar subsídios que pudessem nortear as reuniões sobre este tema nas paróquias.
Em 2013 foram trabalhados os dois primeiros documentos conciliares, que foram assinados no final do ano de 1963, o Inter Mirífica (Entre as Maravilhas) sobre a Comunicação Social da Igreja, e a Sacrosanctum Concilium, sobre a Liturgia.
No ano passado foram produzidos na Diocese de Santo André, por esta comissão, mais três trabalhos, inclusive um documentário gravado em DVD. Foram contemplados em 2014, a constituição Lumen Gentium, sobre a Igreja Católica e os decretos: Orientalium Ecclesiarum sobre as Igrejas orientais católicas e Unitatis Redintegratio sobre o Ecumenismo.
Este ano precisavam ser trabalhados os onze documentos restantes, e devido a quantidade, a comissão, em comum acordo com o bispo diocesano, decidiu realizar uma noite de estudo, quando os fiéis católicos escolheriam um dos temas e participaria de seminários próprios. Este encontro foi realizado na noite de 7 de novembro, ocupando sete salas do Edifício-Sede da Mitra Diocesana, na Praça do Carmo, Centro de Santo André.
Os trabalhos foram abertos pelo coordenador da comissão, Padre Pedrinho, que após a oração inicial, apresentou os integrantes do grupo e encaminhou os inscritos para suas respectivas salas. Nesta oportunidade foram estudados: a constituição dogmática Dei Verbum sobre a importância da Bíblia na vida da Igreja, a constituição pastoral Gaudium et Spes sobre a Igreja e a Sociedade, o decreto Ad Gentes sobre a Missão da Igreja no Mundo, os decretos Christus et Dominus, Presbyteroroum Ordinis e Optatum Totius sobre os Ministérios Ordenados na Igreja, o decreto Perfectae Caritatis sobre a Vocação à Vida Religiosa na Igreja, e ainda a Apostolicam Actuositatem sobre Vocação do Leigo na Igreja e as declarações: Gravissimum Educationis, Dignitatis Humanae e Nostra Aetate sobre os Direitos Humanos à Educação Cristã – à Liberdade Religiosa – ao Diálogo Inter-religioso.
Missa Celebrativa
O bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini vai presidir a Missa em Ação de Graças pelos cinquenta anos do Concílio Vaticano II neste sábado, dia 14 de novembro, 16h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André.