Café Solidário leva o Pão e a Palavra ao povo

Uma celebração presidida pelo Bispo Diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, marcou a passagem dos dezesseis anos do Café Solidário que acontece na Praça do Carmo, no Centro de Santo André, uma ação que como explicou Padre Mahon: “começou de uma iniciativa da Pastoral Operária. Foi uma forma encontrada para ao menos diminuir a fome daqueles que saem cedo de casa a procura de um emprego que não aparece. A Pastoral Operária dá o pão que tirava a fome, ao mesmo tempo em que dá a Palavra do Evangelho que traz a esperança para o trabalhador desempregado”, afirmou o sacerdote.

Padre Luiz Tofanelli contou que são ofertados 800 pães, acompanhados de manteiga, fruto da generosidade de paróquias e capelas. São elas: Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Paraíso, Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora da Esperança, São João Batista, São Jorge, Nossa Senhora do Rosário, Cristo Operário, São Sebastião, Aparecidinha, Nossa Senhora da Fé e São Geraldo, e muitos que de forma pessoal colaboram para que sempre exista uma mesa farta a oferecer a quem tem fome.

Dom Pedro enalteceu este trabalho social: “quando vejo ações como a de vocês, me recordo da ação de Jesus Cristo que veio para nos ensinar a servir. O verdadeiro gesto da Partilha, da Alegria, da Solidariedade para quem, possivelmente receberá a única refeição que vai poder fazer no dia”.

O bispo também aproveitou para comentar o momento que o país está vivendo: “Estes nossos irmãos estão vivendo o drama do desemprego, o Brasil passa por uma séria crise política. Não estão sabendo governar e com isso todos sofrem. Nossos governantes deveriam olhar para Jesus Cristo, pois ele nos ensina a governar bem. Ele com três pregos um madeiro construiu a reforma do mundo”.

Sobre a leitura do dia, o bispo nos passou este ensinamento. “O Evangelho de hoje é o Evangelho da solidariedade. Fala do paralítico que foi ajudado por quatro amigos solidários, que fizeram isso por que tinham fé em Jesus. Nós também somos este paralítico, já que estamos paralisados por causa dos nossos problemas. Quem de nós terá ao menos dois amigos solidários que nos carregará?”. Dom Pedro ainda nos ensinou que “ao rezarmos o Pai Nosso, três palavras iniciadas com a letra p, podem nos fazer refletir. São elas: Pai nosso, o Pão nosso de cada dia e o Perdão, que pedimos e que o Deus nos dá”.

Antes do encerramento, mais dois sacerdotes falaram ao povo que estava na praça. Padre Luiz disse: “é preciso que existam pessoas que amam os pobres, que amam a classe trabalhadora. Descobrimos que não existe um salvador da pátria, e que as coisas acontecem a partir da ação da comunidade”. E Padre Guilherme assim se expressou: “Minha palavra é de gratidão por tudo isto que vocês realizam para o próximo. Que Deus abençoe esta disponibilidade de cada um de vocês, este trabalho que nos ensina a caridade, a entrega e a solidariedade, obrigado”.

Café6 Café5 Café4 Café2 Café1