Esta Congregação faz o bem no Brasil há 50 anos Missa em Ação de Graças foi celebrada no dia 5 de dezembro

Onde mais se poderia escrever todas as bonitas histórias vividas no Brasil pela Congregação das Pequenas Irmãs de Santa Teresinha do Menino Jesus se não fosse no coração de todos que foram acolhidos, socorridos, atendidos nestes cinquenta anos de caminhada das congregadas desta órdem em solo brasileiro?

A ordem religiosa está no Brasil desde 1965, quando se instalou no Baeta Neves, em São Bernardo do Campo, onde logo construiu uma creche, hoje administrada por quatro Irmãs. Mas não parou ai a vontade de ajudar o próximo. Dois anos depois, em 1967, ampliaram a atuação construindo o asilo na região do Zaíra, em Mauá. E aproveitando o espaço do terreno, tempos depois, construíram a creche que hoje atende crianças de um, dois e três anos. A Casa de Formação da Congregação fica em Minas Gerais.

A história da congregação é anterior aos cinquenta anos de Brasil. Seus fundadores são Madre Maria Zanelli e Padre José Mazzanti. No dia 2 de novembro de 1923, na Igreja Paroquial de Santa Ágata em Imola na Itália, as cinco primeiras irmãs foram reunidas pelo padre para pôr a cruz ao pescoço, com uma imagem central de Santa Teresinha do Menino Jesus e ajoelhadas diante do Santo Sacramento em toda sua generosidade e simplicidade, disseram o “sim” a Jesus.

A ordem nasceu sob inspiração de Santa Teresinha do Menino Jesus que foi beatificada em 1923 e santificada no dia 17 de maio de 1925. Ela é filha de Luiz Martin e Zélia Gueran, casal que foi beatificado em 2008.

Motivados pelo Carisma do Amor Misericordioso aos Pequenos do Reino, e inspiradas pelos ensinamentos de Santa Teresinha do Menino Jesus o trabalho de se doar se adapta a cada país. No Kenia na administração de um hospital para Aidéticos. Na Suíça cuidando de crianças, filhos de imigrantes. No México estão à frente de um orfanato para as crianças abandonadas na fronteira. Em Ímola participam da Pastoral dos Enfermos, numa demonstração clara de que a irmandade chega onde a sociedade falha.

No Brasil, e em especial, aqui na Diocese de Santo André, além das duas creches citadas, a congregação administra o Asilo Lar Zaíra onde moram dezesseis vovozinhas. A mais nova tem 59 anos e a mais idosa, 97. Oito Irmãs se revezam no cuidado administrativo e operacional, principalmente nos finais de semana, quando o quadro de funcionários não está na casa. São seis brasileiras, uma portuguesa e outra, queniana.

Para conhecer mais utilizem estes contatos. Sede: Avenida Zaira Mansur Sedek, 827, Jardim Zaira, Mauá. (Tels: 4545.5130 / 4545.5133 / 4545.5128. O Email: asicre.terezinha@uol.com.br e o blog: pequenasirmasdesantateresinha.blogspot.com