Santa Luzia é a primeira paróquia como pastor de Padre Everton

A primeira paróquia como pastor o padre nunca esquece. Foi com este sentimento que o Pe. Everton Gonçalves, ordenado em julho, assumiu como administrador paroquial a Paróquia Santa Luzia, em Ribeirão Pires, após Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, no domingo, 13 de dezembro, justamente o dia da padroeira.

Alguns sacerdotes concelebraram a Santa Missa: Pe. Guilherme Melo Sanches, secretário episcopal e amigo de seminário do Pe. Everton; Pe. Antônio Luiz de Araújo (conhecido como Pe. Toninho), pároco da Nossa Senhora Rosário de Fátima (São Bernardo). Pe. José Silva, pároco por 16 anos da Santa Luzia e que vai assumir a Paróquia Sant’Anna (Ribeirão Pires); Pe. Roberto Marangon, pároco da São João Batista (Rudge Ramos); Pe. José Aparecido Cassiano, pároco da Nossa Senhora do Salete (Santo André); Pe. Cleidson Pedroso, administrador paroquial da Nossa Senhora do Guadalupe (São Bernardo); Pe. Rogério Duarte, pároco da São Sebastião (Rio Grande da Serra); e Pe. Dayvid da Silva, pároco da Senhor Bom Jesus (Diadema).

Pe. Everton destacou a experiência de atuar como pastor de uma comunidade tão grande. “Depois da ordenação, este é o momento mais feliz na vida de padre. A oportunidade de estar junto com o povo para exercer o ministério de pastor do rebanho, a exemplo de Cristo, claro que numa escala muito menor. Ainda não nos conhecemos, mas vamos nos conhecer na graça de Deus. Eu só desejo ser um verdadeiro pastor em uma comunidade tão grande. Conto com as orações de vocês porque o padre que não tem a oração do seu povo não consegue ir longe”, disse o sacerdote.

Ele afirmou que chega de coração aberto para construir laços fortes com a comunidade. “O hino do município diz que Ribeirão Pires é uma cidade serrana, acolhedora, saudável e humana. Uma pequena fração do Brasil, mas muito no coração de quem aqui vive. Espero que o coração de vocês esteja aberto assim como meu está para que juntos possamos nos conhecer e formar uma verdadeira família”, frisou Pe. Everton.

Segundo Dom Pedro, a união entre o pastor e a comunidade é essencial para a Paróquia dar frutos. “A paróquia está recebendo o Pe. Everton, que vai começar aqui seu ministério sacerdotal. A primeira paróquia sempre marca muito a vida do padre. Creio certamente que vocês vão acolhê-lo com amor e carinho e ele vai caminhar com vocês, aprendendo também a ser padre. Este diálogo é positivo para que a comunidade paroquial possa dar frutos, devem caminhar juntos. A Igreja é comunhão de amor”, ressaltou o bispo.

Dom Pedro também destacou a importância do trabalho do Pe. José Silva, que, além da Paróquia Sant’Anna também assumiu a coordenadoria da Região Mauá (que engloba também Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). “Os paroquianos sempre sentem quando muda um padre. Parece um terremoto, parece até que o padre é propriedade privada da paróquia. O padre é de Deus e Deus manda os seus missionários para o mundo, onde precisa. Agradeço o Pe. José por sua generosidade. Na sua nova paróquia, com menos comunidades, ele poderá exercer seu trabalho que seus irmãos missionários (os sacerdotes) confiaram que é ser coordenador desta região de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Ele estará encarregado de encaminhar muitas coisas. Vocês poderão vê-lo sempre porque é aqui perto”, brincou. E os fiéis já estão tratando bem ao novo pastor. Ao fim da Santa Missa, a fila foi grande para cumprimentar Pe. Everton, que conversou com todos carinhosamente.

18. 23. 22. 21. 20. 19. 17. 16. 15. 14. 13. 12. 11. 10. 9. 8. 6. 5. 4. 3. 2. 1.