Diocese de Santo André

Bispo preside Missa em italiano em São Bernardo do Campo

Uma pequena, mas bela porção italiana em São Bernardo. Todo terceiro domingo do mês, a Basílica Nossa Senhora da Boa Viagem, a Matriz da cidade, recebe italianos e descendentes para celebração da Santa Missa na língua materna dos fiéis. E, em dezembro, eles foram agraciados com a presença do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, que presidiu a celebração, concelebrada pelo reitor-pároco – e também italiano -, Pe. Giuseppe Bortolato, cs. As músicas ficaram por conta do coral Santa Cecília.

Os fiéis ficaram felizes com a presença do bispo e também por reencontrar conterrâneos. “Acho que esta Missa é muito importante. Como faço parte do Coral, vamos cantar no dia 24. Como veio o bispo, achei oportuno que nosso coral agrade o bispo. E encontrar a turma aqui é muito bom”, destacou Luciano Cidale, 81 anos, natural de La Spezia, região da Ligúria, que também fez sua crítica à população de maneira geral. “Quando dava meia-noite, a turma lembra-se do Papai Noel, mas, na verdade, o aniversariante, que é Jesus, ninguém lembra. Isso é muito triste. Nosso Deus é o mais esquecido”, reclamou.

Para a descendente de italianos, Hilda Breda, a Santa Missa também conserva a cultura do país europeu. “A celebração ajuda na preservação da cultura italiana, não só dos costumes, mas do idioma porque a missa é toda em italiana. Também temos a confraternização e este almoço é para a festa ser ainda maior”, explicou Hilda.

Pe. Giuseppe destacou a importância da celebração em italiano. “Somos missionários escalabrinianos e temos um carisma para os imigrantes. E os italianos são imigrantes também. Então, para nós, é importante também reviver as origens porque esta paróquia é marcada pela imigração italiana. Então, tudo nos convida vivenciar fortemente isto. Quero que esta tradição continue porque é história que se renova. A presença do bispo, também descendente de italiano, completou a festa”, elogiou o sacerdote.

Dom Pedro, que caprichou no italiano, pediu para que todos se alegrem com a proximidade do Natal. “Maria e Isabel se encontram, se alegram e bendizem a Deus. Mas qual o motivo de alegria para nós em um mundo tão conturbado? Difícil de encontrar. Sabemos que o motivo de nossa alegria brota da fé. Fé no amor de Deus, que vem nos salvar. Jesus é o Salvador. Ele veio para nos dar esta alegria que só Deus nos pode dar”, disse o pastor da Igreja particular do Grande ABC.

Para finalizar o dia, todos se confraternizaram com uma bela e saborosa lasanha.  A Missa em italiano acontece todo o terceiro domingo do mês, às 12h, na Matriz de São Bernardo (Praça da Matriz, s/n – Centro).

IMG_8002 IMG_7991 IMG_7999 IMG_7996 IMG_7998 IMG_7985 IMG_7983 IMG_7976 IMG_7974 IMG_7972 IMG_7968 IMG_7961 IMG_7960 IMG_7952 IMG_7942 IMG_7946 IMG_7940 IMG_7938 IMG_7933 IMG_7932 IMG_7931

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão