Padre José Silva não precisou percorrer grandes trechos para tomar posse em sua nova paróquia. Deixou a Paróquia Santa Luzia, e foi empossado pelo bispo diocesano na Paróquia Sant’Ana, mas ambas comunidades religiosas possuem sede em Ribeirão Pires.
A posse aconteceu durante a missa presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, na tarde de domingo, (20/12), perante uma assembleia bastante acolhedora e que encheu de alegria o coração de Padre José Silva.
Em sua homilia, Dom Pedro ensinou que “Neste dia celebramos o Mistério da Encarnação, este grande mistério. Para nós, a vinda do Senhor é causa de grande alegria”. Em outro momento explicou que “Deus realiza sua obra com os pequenos, os fracos, mas Ele dá força e nos engrandece. Lembremos que foram os pastores os convidados a ver o menino que nasceu”. E também: “Maria e Isabel sãos as pessoas que hoje nos faz pensar hoje. A história de duas mulheres, uma estéril e outra virgem, mas que recebem a graça de Deus para ser mãe”.
Dom Pedro também falou da peregrinação de Maria. “Ela segue para um lugar montanhoso. A montanha é o lugar para se falar com Deus, mas também é um lugar difícil. O terreno plano fica para o rico que é onde é mais fácil andar e se pode plantar. Já as montanhas, são cheias de pedras, o local de moradia das pessoas pobres. Maria se coloca a serviço. Ela vai com pressa. Por que quem necessita de ajuda tem pressa de ser atendido. E Isabel necessitava de sua atenção. Isabel se torna a primeira devota de Maria”.
Sobre o momento em que estamos vivendo, o bispo discorreu que “o Natal nos dá este presente. Permite que voltemos a ficar perto de Deus novamente”. Ao final agradeceu a disponibilidade de Padre José Silva. “Quero agradecer ao Padre José que prontamente me deu seu sim para a minha convocação. Ele entende que o sacerdote deve estar sempre pronto a fazer a vontade de Deus. E Padre José veio para esta paróquia para fazer a vontade do Pai. De coração, expressamos o quanto ficamos agradecidos com o sim dado pelo Padre”.
Dom Pedro concluiu assim. “Vi pelos nomes dos padroeiros das capelas tem nomes de santos fortes. É sinal que do céu virá muita ajuda, mas também é muito importante a ajuda que vocês paroquianos vão dar ao novo pároco”.