Entre os doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo, o primeiro a ser chamado foi André. A Igreja celebra sua data no dia 30 de novembro, um dia muito especial para a Diocese de Santo André, que tem neste santo o seu padroeiro, uma data tão importante, que foi escolhida para coincidir com a inauguração do prédio do Edifício-Sede da Mitra Diocesana, em evento ocorrido há justos três anos.
Para recordar a data, foi celebrada a Missa em Ação de Graças na Paróquia Matriz de Santo André, a igreja cor de rosa, com sede na Vila Assunção em Santo André, na noite de 30/11 e que foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro e concelebrada pelo Bispo Emérito, Dom Nelson.
Durante sua homilia, Dom Pedro contou parte da história deste querido santo, e recordou uma importante passagem bíblica por ocasião da multiplicação dos pães e dos peixes: “Quando Jesus interpelou Filipe sobre a possibilidade de dar de comer a toda aquela multidão, André interveio, dizendo: ‘Está aqui um menino que tem cinco pães e dois peixes; mas que é isto para tanta gente?’, conforme Jo 6, 9”.
André, por ter sido o primeiro a ser chamado é conhecido como Protóclito (proto = primeiro + Klitos = chamar). Ele é irmão de Pedro, o primeiro Papa da Igreja. Diz a Tradição que, por ocasião da partida dos apóstolos para levar o Evangelho pelo mundo, André viajou para a região dos mares Cáspio e Negro. Por último, fundou a igreja em Patras, na Acaia, que foi uma das mais florescentes dos tempos apostólicos. A mesma fonte afirma ter Santo André morrido crucificado em Patras, na Acaia, no dia trinta de novembro. A ele está relacionada a Cruz em forma de X.