Diocese de Santo André

Pa­ró­quia e Mis­são

 

Ar­tigo pu­bli­cado no Jor­nal a Boa No­tí­cia, edi­ção de ou­tu­bro de 2015.

No mês da Bí­blia, se­tem­bro, em­bora se re­alce que to­dos os me­ses são da Bí­blia, medita-se que esta con­tém a Pa­la­vra de Deus: luz para nos­sos pas­sos! A Igreja como uma grande ár­vore, se ali­menta atra­vés de suas raí­zes, as mais fi­nas e frá­geis. Es­tas raí­zes são os inu­me­rá­veis gru­pos de re­fle­xão e vi­vên­cia da Pa­la­vra, os mo­men­tos como ho­mi­lia, lei­tura orante, e de­mais cir­cuns­tân­cias nas quais as co­mu­ni­da­des ou gru­pos, quais raí­zes su­gam da terra boa da Pa­la­vra, aquilo que a Igreja pre­cisa para vi­ver.

É daí, deste en­con­tro com a Pa­la­vra, que nós per­ce­be­mos qual é a von­tade de Deus: que ve­nha o seu Reino, como re­za­mos na ora­ção que Je­sus mesmo nos en­si­nou. Per­ce­be­mos que é pre­ciso que Ele reine, para que haja a paz e ale­gria, que os an­jos pro­me­te­ram em Be­lém, às pes­soas de boa von­tade que le­va­rão para o mundo o evan­ge­lho.

Hoje como sem­pre, há sede de vida e fe­li­ci­dade. As pes­soas bus­cam um sen­tido para a vida em meio a esta “so­ci­e­dade lí­quida, onde tudo o que é só­lido des­man­cha no ar”. Je­sus, Pa­la­vra en­car­nada, qual ro­cha firme, pode dar a se­gu­rança e a fe­li­ci­dade que as pes­soas bus­cam. E a Igreja, esta ár­vore fron­dosa, plan­tada por Deus na hu­ma­ni­dade, é en­car­re­gada de le­var esta men­sa­gem de vida. Ela é um si­nal do amor e da mi­se­ri­cór­dia de Deus, le­van­ta­dos ante as na­ções. Ela é “si­nal e ins­tru­mento da união com Deus e da uni­dade de toda a hu­ma­ni­dade” (Vat. II  LG 1). A Re­ve­la­ção do amor pre­cede as con­sequên­cias do amor que é a vi­vên­cia da mo­ral se­gundo a “Lei do Amor”.

Para que isto acon­teça, requer-se a mis­são: “Ide por todo o mundo e evan­ge­li­zai a toda criatura”(Mc 16,15). Po­de­mos até di­zer que a mis­são tem uma Igreja a seu ser­viço, ao in­vés de di­zer que a Igreja tem uma ta­refa: ser mis­si­o­ná­ria. A mis­são pre­cede o ser Igreja, por isso, não se com­pre­ende uma Igreja que não te­nha o “ins­tinto” mis­si­o­ná­rio, o de­sejo de le­var o fogo do amor a toda a hu­ma­ni­dade, para que to­dos te­nham vida e vida ple­na­mente.

Os bis­pos da Amé­rica la­tina que se reu­ni­ram em Apa­re­cida nos dei­xa­ram um belo do­cu­mento cujo pano de fundo é a mis­são. “To­dos os mem­bros da co­mu­ni­dade pa­ro­quial são res­pon­sá­veis pela evan­ge­li­za­ção em cada am­bi­ente”… “A re­no­va­ção mis­si­o­ná­ria das pa­ró­quias se im­põe, tanto na evan­ge­li­za­ção das gran­des ci­da­des, como no mundo ru­ral de nosso Continente…”(DAp n.171 – 173). Está aí o apelo muito sim­ples so­bre o qual mais que fa­zer dis­cur­sos e es­tu­dos se de­ve­ria re­zar muito e pe­dir as lu­zes do Es­pí­rito para ver os ca­mi­nhos e dar as for­ças ne­ces­sá­rias para pra­ti­car o que Ele ins­pira.

A re­no­va­ção mis­si­o­ná­ria de nos­sas pa­ró­quias na nossa que­rida Di­o­cese de Santo An­dré é ne­ces­sá­ria. Ela vai exi­gir: a) uni­dade na pas­to­ral di­o­ce­sana, b) uni­dade de to­dos os agen­tes de pas­to­ral, prin­ci­pal­mente li­de­ran­ças, c) um grande amor a Je­sus Cristo (Pa­la­vra, Eu­ca­ris­tia e Co­mu­ni­dade), d) “um novo ar­dor” que eu in­ter­preto como vi­vên­cia de um pro­cesso pes­soal e co­mu­ni­tá­rio de con­ver­são, e) es­cuta do que o Es­pí­rito quer falar-nos, f) co­ra­gem de mu­dar e pla­ne­jar a par­tir dos ho­ri­zon­tes lar­gos de Deus, e não de nos­sos es­trei­tos pro­je­tos que vi­sam mais a se­gu­rança pes­soal e es­tru­tu­ral, para man­ter o que já te­mos. É pre­ciso a co­ra­gem que brota da fé, para ir às águas mais pro­fun­das.

Que Ma­ria, a mãe mis­si­o­ná­ria nos en­sine a colocar-nos a ca­mi­nho em ati­tude mis­si­o­ná­ria para evan­ge­li­zar a par­tir de nos­sas co­mu­ni­da­des de fé e vida.

Dom Pe­dro Car­los Ci­pol­lini

Bispo Di­o­ce­sano de Santo An­dré

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO