Diocese de Santo André

Antes de completar seis meses, Dom Pedro visita as 99 paróquias

Uma missão que parecia impossível, com muita determinação, foi realizada. Dom Pedro Carlos Cipollini ao assumir a Diocese de Santo André deparou com uma realidade que é vivenciada só em nossa região. Com uma população próxima das três milhões de pessoas, o Grande ABC, composto por sete cidades, abriga noventa e nove paróquias e mais de duzentos e cinquenta capelas e comunidades, sem contar o grande número de ordens religiosas, masculinas e femininas.

A princípio se inteirou pelo guia informativo produzido pela Diocese de Santo André, onde estavam cada uma destas unidades de fé, e depois trilhou uma rotina que contemplasse a visita a cada uma das igrejas católicas do Grande ABC. A cada semana podia escrever um ok na frente de diversas destas paróquias, informando assim que ali estivera em visita.

Dom Pedro procurou para conversar com todos os sacerdotes, funcionários paroquiais e agentes pastorais que servem nestas comunidades. Desta forma, associou o fato de visitar a igreja de pedra e a possibilidade de dialogar com os fieis católicos que servem nas noventa e nove paróquias.

Esta missão foi realizada, antes que completasse seus primeiros seis meses como bispo da Diocese de Santo André. E com visível alegria anunciava durante as celebrações o número de paróquias que havia conseguido visitar.

Ao colocar em prática a missão de sair da sede episcopal e ir até as paróquias, conversar com os moradores locais, Dom Pedro põe em prática, também, o que nos pede o Papa Francisco, que incentiva a existência de uma Igreja em Saída, em contato com o povo.

Visitas Pastorais

Agora em 2016, Dom Pedro continua sua peregrinação pelas paróquias da Diocese de Santo André, desta vez com as Visitas Pastorais, quando até o final do ano serão visitadas as oito Regiões Pastorais da Diocese. A primeira já acontecerá no mês de fevereiro e será amplamente divulgada pela mídia católica.

Santa Luzia RP Santa Teresinha SBC N S Guadalupe

Compartilhe:

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Entrevista de Dom Pedro para a Diocese de Campo Limpo aborda nova etapa da caminhada sinodal

“O amor pode tudo, porque o amor é o próprio Deus”: Domingo de Ramos no Santuário do Bonfim reúne fiéis em caminhada de fé e esperança

“Peregrinos da esperança”: manhã de espiritualidade reúne coordenadores da Pastoral da Acolhida

Padre Jean se pronuncia na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em defesa da missão da Igreja

Juventude diocesana anima a casa da Mãe Aparecida na Peregrinação do Jubileu da Esperança

Sete anos da Constituição Sinodal: um caminho de fé, escuta e missãoSete anos

VIOLÊNCIA DE CADA DIA

nomeacoes

Decretos e provisões – 02/04/2025

Retiro do Vicariato para a Caridade reforça que servir é deixar-se habitar por Deus