Diocese de Santo André

Mensagem aos Religiosos e Religiosas da Diocese de Santo André

Aos Caríssimos

Religiosos e Religiosas que se dedicam

à vida consagrada na Diocese de Santo André-SP

 

Irmãos e Irmãs,

Encerrando o Ano da Vida Consagrada, que certamente foi vivenciado com entusiasmo por todos vocês, venho trazer uma palavra de apreço e incentivo a todos. A paz e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, autor e consumador da fé, estejam convosco. Aquele que vos chama na força do Espírito Santo, o qual confere os carismas para a edificação da Igreja Servidora do Reino de Deus, vos ilumine e plenifique com todas as graças do alto.

Gostaria de agradecer vossa presença entre nós, ao mesmo tempo de reconhecer o quanto a vida consagrada fortificou e contribuiu para o crescimento de nossa Igreja Particular de Santo André. A vida consagrada, atuando em diversas frentes de trabalho missionário, deu à nossa Diocese, uma contribuição muito importante nos seus primeiros anos e, continua com sua presença animadora e fraterna, a fortalecer e integrar nossa caminhada de Igreja. Nossos respeitos, nosso muito obrigado de coração e com carinho.

Permitam-me dizer que a vida consagrada é sinal dos bens futuros na cidade humana, em êxodo pelas veredas da história. Somente vale a pena consagrar-se nesta perspectiva, pela entrega total da vida, para que todos tenham vida e a tenham plenamente um dia no céu. Sem o olhar para o transcendente, para o além da história, a vida consagrada perde sua identidade, não mais poderá atuar na história com a força do Espírito, mas com as próprias forças. Por isso, é necessário perscrutar os horizontes da nossa vida e do nosso tempo com vigilante atenção. Na nossa vida pessoal, na vida privada, o Espírito nos impele a tomar um caminho mais evangélico, conforme os votos emitidos. É necessário não se esquecer do “primado da vida espiritual” (cf. Vaticano II, PC n. 6).

No desejo de que continuem firmes na fé e na vocação a que foram chamados, discernindo realmente a própria vocação, e dedicando-se a ela, recordo-vos a necessidade de deixar para trás uma Igreja mundana, sob vestes espirituais e pastorais, para respirar o ar puro do Espírito Santo que nos liberta de nós mesmos (cf. papa Francisco in EG n. 97).

A prática e a proposta missionária de Jesus e também de todos os vossos fundadores foi sempre a de ir às periferias do mundo, visando integrar, incluir e promover os pobres e excluídos da história, para que na volta ao centro, sejam os protagonistas da conversão e redenção do centro. Assim as periferias humanas não podem ser reduzidas a destinatários da evangelização, mas lugares privilegiados da evangelização onde o Espírito Santo atua com força.

O núcleo da inspiração carismática das diversas formas de viver o carisma da vida consagrada na Igreja, sempre foi o ir ao encontro, a missão, e isto, mesmo em se tratando da vida consagrada monacal. Exemplo desta missionariedade da vida consagrada, é o fato de que a padroeira das missões, juntamente com São Francisco Xavier, seja uma monja carmelita, Santo Terezinha do Menino Jesus. Por isso O Vaticano II exorta para que se voltem sempre às fontes, à inspiração original (cf. Vaticano II, PC n. 2).

Encerro esta mensagem que me foi solicitada e que escrevi com muita satisfação e respeito, fazendo um apelo para que não tenham medo, não fiquem olhando para traz, mas voltem os olhares para o horizonte do Reino de Deus que nos chama para um novo amanhecer. Deus sempre proverá para aqueles que ele ama: “aos seus amados Ele providencia o pão enquanto dormem” (Sl 127, 2).

Em nome de Jesus, deixo a todos minha benção de pai e pastor que muito vos estima em Cristo Jesus.

Santo André, 28 de janeiro de 2016, festa de Santo Tomás de Aquino

 

Dom Pedro Carlos Cipollini

Bispo Diocesano de Santo André

 

 

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos