Diocese de Santo André

Dom Pedro visita doentes no Jardim Copacabana

Os moradores do Jardim Copacabana, em São Bernardo, tiveram uma tarde muito especial no sábado (13), com a visita missionária do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, que conheceu o Condomínio Residencial Rudge Ramos, onde moram quase 8 mil pessoas. Também acompanharam a visita o Pe. Augusto César C. de Andrade, pároco da Nossa Senhora de Fátima, do Pe. Julio Caprani, MIPK, coordenador da Região São Bernardo do Campo-Centro, e de leigos da Nossa Senhora de Fátima.

Uma das pessoas que ficaram emocionadas foi Moacir Silveira, que há 11 anos foi diagnosticado portador da esclerose lateral amiotrófica – ELA, uma doença neurodegenerativa. Há sete anos sem sair do quarto de sua casa, ele somente mexe os olhos e se comunica através de uma placa de letras.

Segundo sua esposa, Sueli Silveira, a visita de Dom Pedro incentivou o marido. “Moacir ficou muito emocionado. O dia que contei que o bispo iria fazer a visita, ele ficou muito emocionado. Os olhos dele já encheram de lágrimas. Após a visita, conversei com ele e estava falando que recebeu ânimo, a força que recebeu do bispo. Dom Pedro ficou conversando com ele sozinho e falou coisas muito bonitas. Ele ficou muito feliz”, revelou Sueli.

Para ela, a visita de Dom Pedro foi uma bela de uma surpresa. “Nunca pensei que um bispo poderia visitar minha casa, meu marido. Até a enfermeira do meu marido falou que nunca tinha ouvido falar que um bispo iria visitar um doente. Foi uma paz na casa, uma força que veio para gente”, relatou.

Outra família que se alegrou com a presença do bispo foi a da Maria Rosalina Inácio, que, aos 86 anos, já sofreu AVC (Acidente Vascular Cerebral) e outros problemas de saúde, e atualmente fica dentro de casa, sem conseguir falar. “Esta semana já foi abençoada porque falei para ela que o bispo viria aqui. Hoje (sábado) foi uma felicidade imensa, com a presença do bispo, dos padres e todos da Paróquia. Não esperávamos por isso e sei que minha mãe está muito feliz”, disse o filho, Hélio Manuel Filho.

Mais diálogos

Além das visitas nas casas, o bispo se reuniu com diversos moradores, em um salão. Ele ouviu a história de como começou o Condomínio, nos idos de 1970, e destacou a união do povo. “Fico muito feliz em ouvir a história de luta. Eu pensei: o que fez tudo isso aí? É a fé. Mas a fé precisa de uma ação. Então a ação de vocês foi a união. Quem não tem união no ambiente como este é uma verdadeira guerra. Quando tem união é uma imagem do céu”, frisou Dom Pedro.

Para os moradores, a visita de Dom Pedro trouxe uma paz muito grande. “Uma emoção muito grande para nós, para nosso condomínio, uma bênção, uma visita de tamanha importância, na Quaresma, mais um sinal para que a gente dê devido valor a nosso Deus”, disse Paula Rosa de Oliveira. “Maravilhoso, trouxe muita paz, senti muito emoção com a chegada dele aqui, que ele compareça mais vezes porque é muito bom”, emendou Maria Regina Viscaro Kichi.D

03 02 01 10 09 07 06 05 13 20 17 16 25 24 23 22 28 30 29 34 33 32  04 40 39 38 43 42 4536

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

Diocese de Santo André celebra São Lourenço com missa especial na Paróquia São José Operário

Homilia da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir

Padre Flavio é empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo

Semana Nacional da Família tem início com Hora Santa e reúne Setor Família na catedral diocesana

Liberdade Religiosa

Reunião do Clero aborda Jubileu Extraordinário

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

Nota de pesar de Dom Pedro, bispo diocesano, sobre o falecimento do Diác. Carlos Caviola Foiani

Nota de Pesar pelo falecimento do diácono Carlos Caviola Foiani