Santa Missa encerra peregrinação do bispo pela região São Bernardo/Centro

Após nove dias de intenso trabalho de evangelização, o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini encerrou as Visitas Missionárias à região São Bernardo do Campo-Centro no domingo, (21/02), ao presidir Santa Missa na Basílica Menor de Nossa Senhora da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo. O pároco-reitor local, Giuseppe Bortolato, o coordenador da Região, Pe. Julio Caprani, mipk, e outros sacerdotes da Região concelebraram.

Dom Pedro percorreu por todas as comunidades e capelas das 12 paróquias, além de visitar enfermos, delegacia de polícia, hospitais, escolas, centros esportivos, entre outros. “Vi muitos sofrimentos, mas também muitas transfigurações em Cristo na forma de solidariedade, partilha, esperança e fé viva. O Espírito Santo age no meio de nós. Ele também nos impulsiona para sermos missionários, não ficarmos acomodados”, destacou Dom Pedro.

O bispo também ressaltou que o Reino de Deus precisa ser sinalizado a todos. “Jesus curava o coração ferido, perdoava o pecado, reconstruía por dentro a pessoa, mas Ele também curava o corpo, multiplicava os pães, para dizer que, aquilo que acontece no coração no sentindo de dar a felicidade plena à pessoa, deve refletir e ter a ressonância na sociedade, na vida, no dia a dia”, frisou.

Dom Pedro, que agradeceu a todos que contribuíram com as visitas, como os padres, diáconos e agentes de pastorais, pediu para que todos reflitam e ajudem as comunidades que mais precisam. “Devemos pensar nossa Igreja diocesana a partir das periferias que são grandes. Dois terços de nossa Diocese são regiões de grande concentração populacional, mas não estão no centro dos municípios, e sim nas beiradas, nas periferias. Jesus nasceu em Belém, não em Jerusalém, para nos convidar a visitar, a colocar o dedo no sofrimento, nas chagas do Senhor”, recordou. “O que posso fazer para ajudar a minha Igreja? O que posso ajudar para fazer com que o Evangelho chegue a lugares longes, difíceis? O que posso fazer para ajudar a manter uma capelinha no alto daquele morro? Veremos que podemos fazer muito”, completou.

Segundo o Pe. Julio, a semana foi de muita graça, principalmente por ter sido a primeira visita pastoral do bispo. “Nossa região está de parabéns pela organização, pela participação, pela mostra de comunhão e de querer crescer neste sentido de pertença à Igreja local, a nossa Diocese, porque não dá para dizer que eu amo a Igreja se não amo minha Diocese, minha paróquia, minha comunidade. Este tempo da Quaresma nos mostra a necessidade da nossa conversão pessoal, mas também da nossa conversão pastoral para ser uma Igreja em saída”, disse.

Para Pe. Giuseppe, a visita pastoral foi um momento de ratificar a unidade da Igreja. “A presença do bispo nos confirmou aquilo que nos é ser Igreja, ser batizado, por isso é sempre um motivo de alegria. Católico cristão, que tem consciência e recebe com fé, será diferente depois da visita pastoral”, explicou.

A próxima Visita Pastoral de Dom Pedro será na Região de Mauá (que engloba também as cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) do dia 23 de abril a 1º de maio.