Diocese de Santo André

Casa comum: nossa responsabilidade

A preocupação com a natureza, o clima e a degradação do meio ambiente é geral. Tanto assim que a Carta Encíclica do Papa Francisco sobre a ecologia (Laudato sì) foi muito bem recebida. A Igreja no Brasil desejando sintonizar-se com o Evangelho da Vida coloca para a reflexão dos cristãos e pessoas de boa vontade, a Campanha da Fraternidade (CF), iniciando-a na quarta feira de cinzas, princípio da quaresma.

A violência que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Por isso, entre os pobres, os mais abandonados e maltratados, constata-se que nosso planeta Terra está oprimido e devastado, o ser humano tem se esquecido que é a terra, a casa comum que nos abriga. Terra que não pode continuar a ser destruída devido à ganância e falta de cuidado.

Neste ano de 2016, a Campanha da Fraternidade será ecumênica, ou seja, realizada em união com outras denominações cristãs. O tema é indicativo: “Casa comum: nossa responsabilidade”. Por casa quer-se dizer nosso planeta Terra, espaço vital em que estamos, criação de Deus que deve ser preservada com respeito e carinho.

A CF deste ano tem por lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. Frase que está na Bíblia lá no profeta Amós (Am 5,24).

Qual é o objetivo específico da CF deste ano? O objetivo é sempre a vida, mas, com um enfoque particular. Neste ano há o desejo de se refletir e trabalhar para assegurar o direito ao saneamento básico. Direito este para todas as pessoas, assim somos chamados a empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis, que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.

O saneamento básico é um direito humano fundamental, desprezado em muitos lugares. Especialmente onde o descaso, a incompetência e a corrupção impedem de se executar tantos projetos, que poderiam melhorar a qualidade de vida da população. Desta maneira, a CF deseja mobilizar as consciências e promover o comprometimento com a preservação de nossa Casa Comum: nosso planeta Terra.

Qual a motivação desta campanha e deste tema e por que ser ecumênica? A motivação não é outra se não a nossa fé em Jesus Cristo. Esta fé exige de nós a prática da caridade que é amor serviço. Jesus disse que veio para servir e que estava no meio de nós como aquele que serve. Isto porque a prova de que amamos é o serviço aos irmãos, em especial aos que mais sofrem e são mais frágeis.

Precisamos aceitar o convite de refletir e de nos empenharmos na promoção da vida digna para todos, buscando profeticamente questionar as estruturas que causam ou legitimam vários tipos de exclusão; especialmente aquela que priva do saneamento básico tantos e tantos seres humanos, obrigados a viver de forma indigna.

A falta de saneamento básico tem a ver não só com falta de planejamento e incompetência, mas também com a corrupção. Ela tem aparecido como a principal preocupação dos brasileiros, mais que a preocupação com a segurança e o desemprego em crescimento. Os recursos para o saneamento básico muitas vezes não chegam. Não há muito interesse em construir rede de esgoto e demais benfeitorias que não são tão visíveis como pontes, prédios e outros edifícios. Este ano é ano eleitoral e a população precisa levar ao “tribunal das urnas” de votação, todos os encarregados de melhorar a qualidade de vida da população e não cumpriram seu dever.

Vamos viver bem esta CF preparando-nos durante a quaresma, para celebrar na Páscoa, a vitória de Jesus Cristo que é nossa também. Deus abençoe a todos.

Dom Pedro Carlos Cipollini

Bispo de Santo André

Compartilhe:

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor