Uma tradição religiosa que se repete há 22 anos na Diocese de Santo André, foi vivenciada no último domingo, (30/01), quando os fiéis católicos participaram da procissão em comemoração da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira de Diadema, e organizada pela paróquia que tem esta santa como sua padroeira.
A frente da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, há 28 anos, está o Padre Odair Angelo Agostini, que chamava a atenção para o fato de que “a procissão cresce a cada ano, e o que me deixa mais feliz é a participação da juventude. Estes jovens vão dar continuidade a esta tradição”.
Sob um sol bastante forte, a procissão percorreu diversas ruas do bairro Eldorado, e também um trecho por cima da água, com a santa sendo levada em um barco enfeitado com flores e bandeiras coloridas.
Esta foi a primeira vez que o bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini participou deste evento religioso, já que está só há oito meses em nossa Diocese. Ele destacou que os participantes “são fiéis alegres, animados e cheios de fé”.
Na procissão estão pessoas de todas as idades, desde a jovem Sabrina Santiago de 13 anos, que contou que “acordei cedo para participar da festa. Esta santa representa minha fé, minha esperança, perseverança, união e comunhão”, assim como a idosa de 76 anos, Maria Luiza Gomes, que disse que passou por três cirurgias na perna, e mesmo caminhando com dificuldade não perde uma procissão desde 1981.
A festa contou com um bolo de 20 metros, que foi distribuído entre a comunidade, e de diversas apresentações musicais no palco montado na frente da igreja.