Desde 1963, os católicos do Brasil são convidados a refletir sobre determinado assunto durante a quaresma por meio da Campanha da Fraternidade, uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Cada ano há um tema e um lema, este último sempre um trecho bíblico. Em 2016, são eles: “Casa comum, nossa responsabilidade” e “Quero ver o direito brotar como fonte e justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).
Deste modo, em 2016 refletimos sobre o saneamento básico no Brasil. O objetivo geral da campanha é “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da nossa Casa Comum”.
Isso até pode parecer algo fora do nosso alcance. Mas certamente todos podem colaborar com pequenas atitudes:
– Não desperdice água;
– Não jogue lixo na rua ou em córregos;
– Não desperdice alimentos;
– Não despeje óleo no ralo da pia. É possível separá-lo e entregá-lo em postos de coleta;
– Separe o lixo. Contribua com a coleta seletiva;
– Não deixe acumular água em vasos, pneus, garrafas, lonas e qualquer outro objeto. Essa medida evita a proliferação de mosquitos que causam doenças;
– Descubra se há projetos na área de saneamento em seu bairro e conheça a realidade da sua região. Todo esgoto é coletado? Há córregos poluídos? A partir disso, você poderá cobrar e fiscalizar ações do poder público. Acione a prefeitura, caso necessário. Lute pelo seu bairro;
Dom Pedro, bispo da Diocese de Santo André, também escreveu um artigo sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano. Não deixe de ler!
Saiba mais sobre a CFE 2016
Pela quarta vez na história, a campanha é realizada em parceria com as igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). Além da Igreja Católica Apostólica Romana, integram este grupo: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, Visão Mundial e Aliança de Batistas do Brasil.
A novidade é que em 2016 a Misereor, uma organização de bispos alemães, também participa da campanha. Faça parte também!
por Lígia Valezi da Silva