Conhecer a realidade do atendimento médico destinado a população também é uma das ações missionárias da Visita Pastoral que a Diocese de Santo André está realizando na Região São Bernardo Centro. Tanto assim que na manhã de terça-feira (16/12), Dom Pedro, acompanhado de sacerdotes esteve no Hospital Anchieta, no Pronto Socorro Central e no HMU do Baeta Neves. Estes três e mais o Hospital de Clínicas, como o Superintendente, Dr. Rafael Moraes explicou, atuam de forma coesa e interligados entre si.
Ao visitar os pacientes, o Bispo Diocesano os abençoou e quando solicitado, também ministrou a unção dos enfermos, como foi o caso do Sr. Luiz Braz, que se emocionou bastante ao lado da filha. Diversos agentes da Pastoral da Saúde também acompanharam a visita, como o Sr. Pedro Mion Neto que disse que o “ambiente fica mais tranquilo, em paz, após a visita que fazemos aos doentes. Até os médicos reconhecem”, garantiu.
O bispo elogiou o agradeceu o trabalho dos agentes desta pastoral. Ele disse “É quando ficamos doentes que mais precisamos da nossa fé. E a visita de vocês traz este conforto espiritual tão importante nesta hora, além claro, do remédio para o corpo que é dado pela equipe médica”. E continuou “Pedimos a Deus que dê coragem e força para vocês continuarem a executar esta bela e nobre missão”. Um Pai Nosso também foi rezado por todos, coroando de bênçãos as visitas daquele dia.
Ao final, Dom Pedro agradeceu a acolhida dos médicos, de todos os funcionários e do secretário municipal, José Albino que acompanhou os encontros.
Santa Cecília
O local de encontro da Visita Pastoral foi na frente da Capela Santa Cecília, que fica perto da entrada do Pronto Socorro Central, e onde registramos esta foto com todos envolvidos. E mais o munícipe Giordano Zanon, que passava pelo local e fez questão de contar ao bispo diocesano que a capela tem 65 anos. “É até mais antiga que o prédio do Pronto Socorro. Aqui, todos os dias 22 de cada mês são realizados encontros religiosos”, explicou.
Sem dúvida a Capela Santa Cecília traz o conforto espiritual para todos os novecentos funcionários que ali atuam, nos diversos turnos e aos mil novos pacientes que são atendidos diariamente.