Celebrando 80 anos de evangelização das Irmãs Beneditinas no Brasil

As Irmãs Beneditinas da Divina Providência no Brasil estão em festa. A congregação comemora 80 anos do trabalho missionário em terras tupiniquins e a data não passou despercebida na Diocese de Santo André, onde as religiosas estão desde 1978. Demonstrando a comunhão com a Igreja Particular, elas fizeram questão que fosse celebrada Santa Missa na Catedral da Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, com presidência do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, no domingo, em 28 de fevereiro – exatamente o dia que completou oito décadas de evangelização no país.

A congregação foi fundada em 1849, na Itália, pelas irmãs Maria e Giustina Schiapparoli, que começaram ajudar na cidade de Voghera as jovens meninas marginalizadas, ameaçadas de prostituição e órfãs.  No século seguinte, em 1936, a congregação enviou sete missionárias ao Brasil, na cidade catarinense de Nova Veneza – uma colônia de italianos -, a convite do Pe. Miguel Giacca, vigário local, para ajudar no hospital, catequese, instrução de crianças, entre outras atividades.

Dom Pedro destacou a confiança em Deus das irmãs fundadoras, que se compadeceram do sofrimento das jovens, e servem de exemplo para fazer a vontade do Senhor. “Deus tem alguma coisa para todos. Confiem na Divina Providência e avante, assim elas fizeram, vencendo dificuldades e não pensando em si, na sua vida, nos seus pequenos projetos. Mas pensando no projeto de Deus e como seriam úteis neste projeto de Deus, vivendo o amor e a caridade. Encontraram o caminho fundando esta instituição para recolher as meninas de rua que corriam grande perigo ou presas. Quando o Senhor apareceu para pedir os frutos, elas puderam entregar este fruto bom de um trabalho sistemático, organizado, frutos da inspiração de Deus que elas acolheram no coração, colocando em prática tanto sacrifício. Hoje esta congregação está presente em vários países, atuando na acolhida, na educação de jovens, para ensinar o caminho bom, o caminho de Deus, da dignidade da vida humana”, ressaltou o bispo.

Segundo o pastor da Igreja no Grande ABC, o fato de elas celebrarem na Catedral demonstra a união com a Igreja local. “Para nós, é uma alegria contar com o trabalho dos religiosos e das religiosas. A vida religiosa surge da Igreja. O Espírito Santo não dá dom de carismas a ordens religiosas a não ser dentro da Igreja. Qual a Igreja possível para nós? É a diocese, a qual trabalhamos. Por isso é muito significativo que as irmãs quiseram celebrar estes 80 anos na Igreja Catedral, a Igreja mãe da Diocese, a qual elas vivem, amam e se doam a Deus, dando testemunho do carisma. Está certamente dando bons frutos aos irmãos”, frisou.

Para as irmãs, a Santa Missa pela data comemorativa ajudou a fortalecer a fé de cada religiosa. “Fiquei muito feliz porque a gente reaviva a alegria da doação, da consagração, e tomando o testemunho das sete primeiras que com toda coragem partiram, deixaram sua pátria, suas famílias e vieram para um lugar desconhecido aqui no Brasil”, disse a secretária provincial da Divina Providência, Ir. Mônica Premoli, que está em Santo André desde 1982.

Ir. Odir Teresinha Lopes de Brito, inclusive, recordou de quando entrou na Congregação. “Quando estava no terceiro ano do antigo primário, umas irmãs foram ao colégio e perguntaram o que queríamos ser quando crescer. Lembro minha resposta era ser freira. Depois passou o tempo e voltou à tona (esta vontade) aos 16 anos. Com 17 anos, teve o encontro vocacional e fui para frente. Continuei a caminhada”, contou Ir. Odir, que está na Congregação desde 1987.

E novas religiosas continuam procurando a Congregação, como é o caso de Thaina Pugliesi, que já fez dois anos de vocacional, restando ainda mais dois para, se for da vontade de Deus, professar os primeiros votos. “Sempre fui muito de Igreja e quando conheci a Congregação me chamou muito atenção pela história das fundadoras. Tocou muito no meu coração porque foi combinando muito com meus critérios, com que eu pensava. Quando conheci a congregação foi um despertar”, disse Thaina, que nasceu em Santo André.

Para quem quiser conhecer mais sobre a Congregação, pode visitar a casa provincial da Divina Providência em Santo André (Rua Florianópolis, 270, Santo André, perto do Hospital Brasil) ou acessar o site http://www.beneditinasdp.org.br/, onde também encontrará muito mais informações sobre a congregação.