Diocese de Santo André

Homilia – Domingo de Ramos

Encontro dos Jovens com o bispo – 20.3.2016

Dom Pedro Carlos Cipollini

Bispo Diocesano de Santo André

 

Introdução

Saúdo a todos e cada um de vocês. Como é bom estarmos aqui e participar desta bela caminhada. Saúdo os padres na pessoa do Pe. Ademir, vigário geral e Pe. Joel, vigário episcopal para coordenar a Pastoral. Saúdo os seminaristas, ministros e demais participantes. A quaresma está terminando, começa a Semana Santa, recomeça a Paixão de Jesus. Jesus sofre e morre por nós e depois ressuscita!

Vamos perguntar qual é nosso papel no sofrimento e na morte de Jesus. De que lado estamos?

O Evangelho não é uma lenda nem uma história do passado mas é uma profecia: diz-nos o que se passa e o que se há de passar até o fim do mundo. Ele nos projeta para a eternidade. É uma revelação viva de Deus para nós. O Evangelho nos mostra a vida de Deus entre os homens.

Como foi a vida de Jesus entre nós? Qual a mensagem que ele nos transmite? O que Ele pede de nós? Jesus vive entre nós: Eu estarei convosco até o fim dos tempos, ele disse (cf. Mt 28,20). Todos nós aqui presentes estamos escritos e citados no Evangelho. Com quem você se identifica nesta narração evangélica que acabamos de ouvir?

E lá vamos nós, vejamos os milhões de indiferentes, os covardes e traidores, maria-vai-com-as-outras, os que lavam as mãos, os que ficam parados, os que não tem opinião, os que deixam o barco correr, os fujões como São Pedro, os que dizem não ter nada com isso, os desinteressados porque acabaram-se os milagres e os que não podem faltar: os curiosos…

Mas tem também os carrascos para completar o quadro: o ignorante com o chicote, o funcionário com seu regulamento, os homens da ordem para garantir a lei mesmo que injusta e o curioso que veio para se divertir com o sofrimento alheio.

E aí está Jesus, vítima dolorosa, infinitamente paciente que olha com ternura e misericórdia os que o maltratam. Ele é o Servo de Deus não violento, ele é o Amor. Jesus sabe que só o amor vence porque o amor pode tudo mesmo que tenha de passar pela cruz! É o justo que sofre!

Ele recebe a solidariedade de bem poucos: as mulheres ao pé da cruz, cireneu e as mulheres que choram por ele. Se fossemos montar agora a cena da paixão de Cristo, poderíamos perguntar quem seria quem, quem se prontificaria a fazer o papel de Pilatos, Herodes, Verônica, o Cireneu, etc…

É preciso saber que o drama continua hoje, e Jesus nos chama a participar nele fazendo nossa parte, escolhendo nosso papel. É preciso entrar neste drama!

Nosso encontro hoje aqui é com Jesus! Quem é Ele? É o filho de Deus! O que Ele vem trazer para nós? O AMOR que é a verdade que liberta. O que é o amor? É um modo de vida, é a vida sem egoísmo: Amor-serviço-misericordioso. Assim, Jesus não nos tira nada, ele nos dá tudo e nos dá a missão de segui-lo. Esta é a missão da Igreja: levar Jesus. A Igreja hoje nos pede a través do Papa Francisco: conversão pastoral! O que é isso? Voltar para Jesus!

Jesus sabe do drama que atravessam os jovens hoje. Falta de perpectiva para o futuro, desemprego, drama do alcoolismo, drogas, tédio e desânimo e o pansexualismo e até o suicídio!

 

  1. Queremos ver Jesus!

“Jesus pode romper os esquemas enfadonhos nos quais o pretendemos aprisionar. Ele pode nos surpreender com sua constante criatividade divina” (Papa Francisco in Hom. Santa Marta 23.10.2013).

Não basta reformar ou modificar nossa vida. É preciso reproduzir o essencial do Evangelho que é o modo de ser de Jesus: devemos ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo (cf. Fl 2,2-5).

Devemos mudar nossas atitudes para adotarmos as atitudes de Jesus. Quais são?

  1. Fidelidade à vontade de Deus Pai: buscar o Reino em primeiro lugar
  2. Agir com base na compaixão e misericórdia
  3. Ser Igreja missionária e para os pobres

 

  1. É preciso dar um “coração novo” à nossa Igreja

Como se fará isso? Vivendo uma nova relação com Jesus, reavivando o relacionamento com Ele. Precisamos em nossas comunidades e paróquias, reavivar o relacionamento com Jesus. Se nós ignorarmos quem é Jesus, estaremos seguindo um desconhecido.

  1. Se ignorarmos quem é Jesus não conheceremos o que é decisivo em nossa fé.
  2. Se não olharmos para o mundo e os pobres com o olhar de compaixão de Jesus, seremos cristãos cegos.
  3. Se não escutarmos o clamor do sofrimento das pessoas seremos comunidades surdas.
  4. Se não concordamos com o amor, o perdão e a ternura de Jesus, não conheceremos o que há de melhor em nossa fé.

Não vamos nos resignar a viver um cristianismo sem conversão, sem conhecer quem realmente é Jesus.

 

  1. É preciso ter relação vital com Jesus

Hoje tem jovens que creem sem pertencer a Jesus e à Igreja. Por outro lado, tem os que pertencem sem crer na prática.

A experiência vital é ser discípulo (a) de Jesus. Qual o caminho para isso? É ouvir a Palavra de Deus.

Nossa fé deve gerar seguidores de Jesus e não adeptos de uma religião. Ser seguidor de Jesus é ser apaixonado pelo Evangelho! Identificar-se com o projeto de Jesus, que é um mundo onde Deus reina através da justiça e da paz.

Precisamos interiorizar as atitudes fundamentais de Jesus e estar ligado a Ele para sempre.

Você já teve seu encontro pessoal com Jesus? Estar ligado a ele não é aceitar doutrinas e nem praticar ritos, é um novo modo de viver… Viver o que? Viver a experiência de ser salvo.

Jesus nos salva dando a vida por nós por fidelidade e amor. Não foi Deus que exigiu a morte de seu Filho. Jesus recebeu do Pai a missão de mostrar seu grande amor. Mas o único lugar que sobrou para Jesus mostrar o amor do Pai foi a cruz e ele aceitou por amor: se tinha que passar pela cruz para fazer a vontade do Pai ele passou.

Por isso ele foi exaltado, recebeu todo o poder e nele nós somos feitos filhos adotivos de Deus. Só onde há misericórdia termina a crueldade e a violência!

  1. Jesus é Rei pela sua cruz/amor que dá a vida

O Evangelho nos apresenta Jesus rei pacífico. Ele vence pela não violência ativa. Jesus ensina que o primeiro gesto de amor é o serviço.

Paciente: ele perdoa. Misericordioso: ele oferece a salvação: ama os inimigos. Morrendo ele destrói a morte!

Somos chamados a apostar no amor que é a força mais poderosa do mundo. Jesus te convida a vencer o pessimismo, abrir-se à confiança e à esperança…

Vamos preparar um tempo novo da Igreja e do mundo…

“Bendito o que vem em nome do Senhor”(Lc 19,38), gritava a multidão que o recebia com alegria. Vamos recebê-lo e deixar que Ele entre em nossa vida.

 

Conclusão

“Quanto mais a noite fica escura, mais perto ela está do amanhecer” Esta é a dinâmica pascal, esta é a vitória de Cristo e a nossa também.

Não podemos olhar para o futuro só a partir de nossos cálculos e previsões. A Igreja não pode fundamentar seu futuro sobre si mesma.

O modo de agir de Deus pode nos parecer distante e incompreensível, mas é o caminho do amor e da verdade que liberta.

Somente Deus tem a última palavra sobre a história.

O exemplo de Jesus Cristo nos ensina o caminho da libertação.

Vamos libertar o mundo pela fidelidade radical à vontade de Deus, mesmo que isto nos faça sofrer.

Que nada nos impeça de encontrar em Jesus a fonte da nossa alegria. Quem saber alguns de vocês sinta no coração o desejo de seguir Jesus mais de perto, como sacerdotes. Ser padre é bom! Não tenham medo!

Façamos hoje um compromisso com Cristo Jesus, compromisso de estar sempre com Ele. AMÉM.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO