Diocese de Santo André

Penitência na Quaresma

Por Eva Casagrande

Se não fizerdes penitência, todos perecereis” (Lc 13,3)

Quaresma é o tempo litúrgico de conversão estabelecido pela Igreja para que nos preparemos para a Páscoa. Período que somos chamados a mudar de vida através da reflexão e conversão espiritual, incluindo a oração, a penitência e a caridade. Também é um período favorável para fazer exame de consciência e refletir sobre nossas atitudes, analisando nossas condutas e nossas falhas que nos levam ao pecado.

A Penitência e o Jejum, como “prática quaresmal”, é o meio de purificação de nossa alma, nos fortalecendo espiritualmente e fazendo renunciar ao pecado. Ambos devem sempre estar associados a orações. Mas devemos nos atentar, pois há diferença entre Jejum e Penitência:

Jejum: significa abster-se de uma ou mais refeições. Na tradição da Igreja, esta prática se dá nas sextas-feiras e geralmente não se come nenhum tipo de carne.

Penitência: significa abster-se de algo que gostamos de fazer ou de algum alimento que estamos acostumados a ingerir com frequência.

O que fazer ou não na Quaresma tem de vir de nosso coração, fazendo aquilo que agrada a Deus. O jejum como penitência nesse período significa abster-se de algo que gostamos muito e que nos traz prazer, como por exemplo, o mais comum é não comer ou beber algo que gostamos, e transformar em doações o valor que gastaríamos com esse consumo, revertendo para a comunidade, asilos, orfanatos e afins.

 Com isso devemos ter em mente que não só durante a quaresma, mas em todos os dias de nossas vidas devemos buscar o Reino de Deus, lutando para que exista justiça, paz e amor em toda humanidade.

Fontes de pesquisas:

http://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/quaresma/como-discernir-qual-penitencia-fazer/

http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/pewagner/44.htm

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão