Diocese de Santo André

Será que tem sentido um dia da Mentira?

A vocação do povo santo é ser testemunha do seu Deus, que É e quer a Verdade!

Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no “dia da mentira”, ou dia dos tolos, ou dia dos bobos. Uns dizem que a brincadeira surgiu na França, desde o século XVI, em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, que mudava a data do início do ano de 1 de abril.

Nos EUA e Inglaterra o dia da mentira é chamado de “April Fools’ Day”, “Dia dos Tolos (de abril)”. Que coisa mais sem graça para ser comemorado! No Brasil, segundo a Wikipédia, o primeiro de abril começou em Minas Gerais, onde circulou “A Mentira”, um jornal fraco, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

Seja qualquer que for a causa dessa excêntrica comemoração, não tem o menor sentido. Muitas brincadeiras sem graça alguma às vezes assustam as pessoas, fazendo até mal à saúde para alguns.

Para os cristãos, sobretudo, não tem o menor sentido um “dia da mentira”, podemos sim comemorar “O dia da Verdade”, especialmente nesses tempos em que ouvimos tantas mentiras para enganar o povo. Afinal de contas, a mentira, é um dos piores pecados que existe. O oitavo Mandamento (não levantar falso testemunho) proíbe falsear a verdade nas relações com os outros, isto é, mentir. A vocação do povo santo é ser testemunha do seu Deus, que é e quer a Verdade. “Eu Sou o caminho, a Verdade e a vida” (Jo 14,6). Ele deixou claro que “a verdade nos libertará” (Jo 8,32).

O mundo está dividido entre os que seguem a Verdade do Espírito Santo, que Jesus chamou de “Espírito da Verdade” (Jo 14,15.25; 16,13), e os que seguem a mentira do demônio, que Jesus chamou de “pai da mentira”: “Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas eu, porque vos digo a verdade, não me credes” (Jo 8,44-45).

Uma vez que Deus é “verdade” (Rm 3,4), os membros de seu Povo são chamados a viver na verdade. Em Jesus Cristo, a verdade de Deus se manifestou plenamente. “Cheio de graça e verdade, Ele é a “luz do mundo” (Jo 8,12), é a Verdade. “Para que aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” O discípulo de Jesus “permanece em sua palavra” para conhecer “a verdade que liberta” (Jo 8,32) e santifica. Seguir a Jesus é viver do “Espírito da verdade” que o Pai envia em seu nome e conduz “à verdade plena” (Jo 16,13). Jesus ensina a seus discípulos o amor incondicional da verdade: “Seja o vosso ‘sim’, sim, e o vosso ‘não’, não”, o que passa disso vem do maligno” (Mt 5,37). Diante de Pilatos, Cristo proclama que “veio ao mundo para dar testemunho da verdade”.

O homem busca naturalmente a verdade. A ciência é a busca da verdade em todos os campos do saber. A verdade gera bons frutos, remédios, tecnologia, etc. A mentira destrói. A verdade ou a veracidade é a virtude que consiste em mostrar-se verdadeiro no agir e no falar, sem duplicidade, simulação ou hipocrisia. Os homens não podem viver bem juntos se não tiverem confiança recíproca, quer dizer, se não manifestarem a verdade uns aos outros.

Os discípulos de Cristo “revestiram-se do homem novo, criado segundo Deus, na justiça e santidade da verdade” (Ef 4,24). “Livres da mentira” (Ef 4,25), devem “rejeitar toda maldade, toda mentira, todas as formas de hipocrisia, de inveja e maledicência” (1 Pd 2,1).

Por tudo isso, rejeitemos, incontinenti, esse famigerado “dia da mentira”, que na verdade é dia de muitos santos, e mais um dia do Ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, 2015.

Prof.Felipe Aquino

Fonte: Canção Nova

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO