O Deus dos ateus

Penso que as pessoas não sejam ateias. O ser humano pode ser ateu em relação a certas imagens de Deus,mas no fundo diz em segredo: sou ateu, graças a Deus! Com frequência, o que acontece é que ao se encontrar com o sentimento de finitude, nada, existência para a morte, absurdo da vida, o homem possa tomar o caminho do desespero que leva à loucura (Nietzsche) ou o caminho da realização na santidade (Gandhi).

O número dos que se declaram ateus no Brasil aumentou. No último senso passavam um pouco de 7%. E ultimamente alguns autores trouxeram o tema novamente à baila: Daniel Dennet, Sam Harris, Michel Onfray, Hitchens Christopher e Richard Dawkins. Todos eles concordam que o pior na religião é a fé na existência de Deus.

Pode-se duvidar de Deus. Mas com certeza o ser humano busca amar e ser amado. Não experimentando amor, é impossível admitir a existência de Deus. Principalmente em nossa cultura, que esvaziou os símbolos do Pai, a tal ponto que a figura do Pai entrou em colapso. O evento que preparou a hominização (o homo sapiens), não foi o assassinato do pai, mas o nascimento da figura do pai, afirma Edgar Morin. O movimento hoje parece ser o contrário. Estamos a caminho de uma animalidade sem pai, pois, da morte do pai à morte de Deus é um passo.

Deixando para traz o refrão marxista que entende a religião como “ópio do povo”, os ataques passam agora, da religião para a própria possibilidade da existência de Deus: uma ilusão maléfica para o ser humano. Assim, o zoólogo R. Dawkins, chegou a afirmar que seu sonho seria a completa destruição de todas as religiões.

Antes os ateus iam para a fogueira da Inquisição. Será que agora serão os crentes que irão para as fogueiras acesas por cientistas e ateus? Ao menos a fogueira das vaidades já foi acesa, com estes discursos prepotentes sobre a fé.

Esta agressividade contra Deus e a religião mostra o desapontamento com a persistência da fé, quando se esperava que Deus estivesse morto e sepultado. Mais que nunca, hoje o homem deseja colocar-se no lugar de Deus. A tecnociência reivindica pela boca de seus “profetas” o lugar de Deus. Enquanto parte da intelectualidade científica repropõe a morte de Deus, como avanço, a Europa como um todo, se espanta com as contínuas conversões ao islamismo de um lado e de outro o niilismo e o crescimento dos cultos satânicos.

Porém, sem Deus o mundo e o ser humano não se explicam. Podemos afirmar sim, que é possível crer depois de Freud. A própria existência do homem impele a crer na existência de Deus. O físico e matemático B. Pascal, inventor da máquina de calcular escreve: “o momento mais sublime da razão é quando ela aceita que não pode explicar tudo”. Para ele somente a religião e a fé podem ultrapassar o ponto em que a pesquisa científica se choca com o inexplicável.

Nem todos os cientistas concordam com teses ateias. O biólogo Francis Collins, diretor do Projeto Genoma, em livro intitulado “A linguagem de Deus”, apresenta as evidências de que Deus existe. Afirma que a ciência e a fé devem caminhar juntas e uma não tem nada a temer da outra. Precisa-se da humildade de Collins, um ex-ateu, para crer.

A fé nunca fecha-nos o caminho que conduz à descrença, deixa-nos livres. Crer é apenas arriscar-se a ler a realidade, para além do empírico, do perceptível, em chave de símbolo. Não existe contradição entre fé e ciência, se houver diálogo.

Dom Pedro Cipollini – Bispo de Santo André

Palavra do Bispo – Coluna quinzenal do Diário do Grande ABC – 4/4/2016