Diocese de Santo André

Diocese institui os Conselhos Regionais

O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) se reuniu no dia 2 de abril, na Cúria Diocesana, no Centro de Santo André, para tratar de assuntos pastorais da Diocese de Santo André. Neste encontro, que acontece bimestralmente, um dos temas discutidos foi a instituição do Conselho Regional de Pastoral (CRP).

Participaram da reunião o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, o vigário geral da Diocese, Pe. Ademir Santos de Oliveira, o vigário episcopal para pastoral e coordenador diocesano de pastoral, Pe. Joel Nery, a secretária executiva, Wilma Carvalho, o diácono permanente Nilton Ferreira (representando os diáconos), e os coordenadores regionais: Pe. Enzo Campangna (Santo André/Leste), Pe. Tiago Silva (Santo André/Utinga), Pe. Gonise Portugal (São Bernardo/Anchieta), Pe. Julio Rodrigues (Diadema), Pe. Wanderson Cintra (São Caetano) e Pe. José Silva (Mauá/Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra) e Pe. Julio Caprani, mipk (São Bernardo/Centro).

O CRP estará sob responsabilidade do sacerdote coordenador regional e contará com outros representantes da região (veja ao fim do texto quem são). Segundo Pe. Joel, o objetivo deste Conselho é “articular a comunhão entre as paróquias da região, viabilizar o bom andamento das orientações vindas do CDP, bem como das demais ações evangelizadoras necessárias à Região Pastoral. Além disso, deverá levar ao CDP as sugestões que surgirem na Região Pastoral”.

O sacerdote também destaca a unidade como um dos benefícios do CRP. “Vai também viabilizar o trabalho pela unidade na evangelização, com canais comuns, refletindo, dinamizando e fazendo acontecer a vida pastoral na Diocese. É um trabalho de comunhão diocesano”, explicou Pe. Joel.

A reunião também tratou das visitas pastorais, que contam com a presença de Dom Pedro. Depois da região São Bernardo/Centro, a próxima será a de Mauá/Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra, que está programada do dia 23 de abril a 1º de Maio.

Veja quem serão os representantes do Conselho Regional de Pastoral (CRP):

– Padre coordenador da Região Pastoral;

– 3 representantes dos párocos e/ou Vigários paroquiais;

– 1 represente dos religiosos(as) presentes na região;

– 1 ou 2 Diáconos Permanentes – Representante dos Diáconos presentes na Região;

– 2 leigos de cada paróquia da Região – representantes do CPP;

– 1 Representante de cada pastoral/movimento se houver coordenação/organização regional.

IMG_3035

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO