Itinerário Catequético é aprofundado na Semana Diocesana

Com a participação de mais de duzentos e cinquenta agentes inscritos, acontece até sexta-feira (15/04), no Edifício-Sede da Mitra Diocesana de Santo André, a IX Semana Catequética Diocesana, encontro coordenado pelo Padre Jordélio Siles Ledo e realizado pela Comissão Diocesana de Animação Bíblico Catequética.

A abertura foi na noite de segunda (11/04), quando aconteceu a palestra do Padre Eduardo Calandro, da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, que abordou o tema “Itinerário Catequético da CNBB (Pré texto e contexto)”, visando conhecer a produção do texto e a urgência de repensar a catequese a partir da Iniciação à Vida Cristã como um novo paradigma para a ação evangelizadora.

Tendo como público alvo os catequistas de crianças, adolescentes, jovens e adultos, a Semana Catequética seguiu com as seguintes palestras. Na terça “Jesus Cristo o centro da Catequese”, para aprofundar o tema do querígma como primeiro anuncio tendo a pessoa de Jesus Cristo como centro da ação evangelizadora.

Na quarta é a vez do”Tempo de Purificação e Iluminação na Inspiração Catecumenal”, para refletir sobre o tempo da purificação e iluminação como um período destinado à intensa preparação espiritual, a fim de purificar a mente e o coração do catequizando/catecúmeno à luz do mistério pascal.

Na quinta, a “Mistologia na Inspiração Catecumenal”, com objetivo de refletir o caminho de aprofundamento da experiência sacramental e a progressiva inserção em Cristo e na Igreja.

E por fim na sexta, “O perfil do Catequista para o Itinerário de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal”, para apontar a necessidade de repensar o perfil do catequista para o processo da Iniciação à Vida Cristã.

A Semana é destinada a todos os catequistas da diocese, abrangendo os setores da Catequese com pais e padrinhos (Batismo), Catequese com crianças (Eucaristia), Catequese com adolescentes e jovens (Crisma) e Catequese com adultos.

Salvo DSC08109