A Visita Pastoral Missionária que o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, faz na Região de Mauá/Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra reflete nos fiéis, que também participam visitando as casas de pessoas que estão afastadas da Igreja ou de enfermos ou idosos. Em sua visita às comunidades da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Mauá, o bispo ouviu alguns testemunhos de católicos em missão.
Segundo eles, é um presente para quem visita as casas. “O mais importante de tudo é esta oportunidade não só da comunidade, mas nós como missionários. O presente maior é nosso, de visitar estas famílias, ver a alegria. Percebemos a necessidade de Deus na vida delas. Que não fiquemos somente neste momento, mas continuar esta ação missionária”, pediu Sirlei Aparecida Alves, da Paróquia São Paulo Apóstolo e que, no fim de semana, visitou casas das regiões das Paróquias São Luiz Gonzaga e São Pedro Apóstolo.
Para Valdeci Morpanini, da São Pedro Apóstolo e que visitou a região da própria Paróquia, as visitas são “maravilhosas”. “Foi muito gratificante ir às casas das pessoas, que não podem participar porque não têm condições de sair de casa. Foi maravilhoso. Vai despertar a fé nestas pessoas, vai abrir os seus corações”, disse.
Márcia Ferreira, da Matriz de Mauá, a Imaculada Conceição, o bispo é o grande responsável por estas visitas. “Fomos muito bem recebidos nas casas e partilhamos a Palavra. Falamos que o senhor (olhando para o bispo) é muito esperto porque o senhor está colocando um desejo gostoso em nosso coração de visitar as pessoas. Fomos tão felizes nestas visitas e estamos tomando gosto pelas missões”, justificou ela.
O bispo recordou que é o próprio Espírito Santo agindo na vida dos católicos em missão. “É o Espírito Santo que ilumina e coloca no coração este ardor para evangelizar. Que sejamos missionários e não guardemos para nós o tesouro da palavra de Deus”, destacou Dom Pedro.
Visita às capelas
Ao todo foram sete capelas da Paróquia São Pedro Apóstolo que o bispo visitou no domingo, dia 24 de abril: Cristo Rei; Sagrado Coração de Jesus; Santa Margarida; Jesus Bom Pastor; São José; Nossa Senhora Aparecida; e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; além da Matriz Paroquial.
Todos os paroquianos ficaram felizes e fizeram festa para visita de Dom Pedro. “É uma oportunidade única a visita de Dom Pedro, conhecer nosso bispo de perto. É muito bom”, disse Alice Santos, da Capela Nossa Senhora Aparecida. “Chamar as pastorais para conversar de perto conosco. É muito interessante. Só mostra como é o trabalho do nosso bispo”, emendou Osmar Ribeiro dos Santos, da Bom Pastor.
Para Jacira Queirós da Silva, da Capela São José, é um presente de Deus ter o pastor do Grande ABC presente em sua comunidade. “É uma bênção muito grande e estamos nos sentindo privilegiados com a visita dele. Renova muito a nossa fé”, justificou. Dom Pedro continua a visita pastoral missionária nesta semana até o próximo domingo.