Irmãs Ursulinas ensinam que devemos ser Cristo para levar o outro até Cristo

Um dia de festa para a comunidade da Vila João Ramalho em Santo André. Foi assim o domingo, (08/05), quando no espaço onde está sendo construída a nova Capela São José Operário (Estrada da Cata Preta, 2567), foi celebrada a Missa em Ação de Graças pelos 10 anos do Projeto do Instituto Amigos da Beata Catarina e Judite Cittadini de Caminhada com as Crianças e Adolescentes, entidade mantida pelas Irmãs Ursulinas de São Jerônimo de Somasca.

Esta congregação religiosa fundada na Itália, há dez anos vem realizando um bonito trabalho social, com apoio sócio educativo para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Sua sede fica na Rua Caminho dos Vianas, 1779, na Vila João Ramalho. A entidade tem como responsável, a Irmã Ângela Pirri, que há uma década chegou ao local, juntamente com a Irmã Brunilda.

A celebração, que teve com intuito, também homenagear as mamães, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini. No altar também estiveram os sacerdotes somascos, Padre Enzo,crs, e Padre Almir,crs, enquanto Padre Paolo Alutto,crs, fazia questão de registrar tudo com sua inseparável filmadora.

Tendo como lema: Ser Cristo para levar à Cristo, esta ordem religiosa nasceu para acolher as meninas carentes no tempo da Grande Guerra Mundial. E hoje de forma missionária atua em vários países, sempre em locais carentes como esta periferia de Santo André.

Dom Pedro em sua homilia fez uma ponte entre o Evangelho do dia e a missão desta ordem “Nossa glorificação será fruto do testemunho que dermos de Jesus. As Irmãs Ursulinas têm feito de sua missão este testemunho. No tempo da guerra, onde aparece a fome e a doença, elas pensaram nas meninas abandonadas, após ouvir o desejo de Deus. E Deus continua falando ao nosso ouvido. Muitos colocam este ouvir em ação e transformam a vida dos mais necessitados por meio desta atenção para com o próximo”.

DSC08688 DSC08691 DSC08716 DSC08720