Diocese de Santo André

Visita Pastoral é a Igreja em estado permanente de Missão

O bispo diocesano, abrindo a celebração na Paróquia Santo Antônio, na manhã deste sábado (21/05), expressou sua alegria por mais uma Visita Missionária. “Manifesto minha alegria por iniciar mais uma visita pastoral, a terceira, hoje na Região Santo André – Centro. Esta que é a região onde fica o coração da Diocese. Aqui está a cidade de Santo André e a Catedral Nossa Senhora do Carmo”. Dom Pedro também fez um anuncio. “E aproveito para comunicar que agora temos dez regiões, com a criação ontem de mais duas”.

A celebração foi aberta com a bonita entrada em procissão de todas as imagens de todos os santos padroeiros desta região, como que anunciando que a Igreja continua a missão missionária de Jesus Cristo e recordando a fala de Dom Pedro: “Devemos ir até todas as pessoas, e não apenas acolher a quem venha até nós”.

O bispo também nos ensinou que “nós nos acostumamos a pensar só no papa, nos bispos e nos padres, quando falamos sobre ser pastor, ou sobre a missão. É que ao longo dos anos, temos esquecido que todos somos convidados a ser pastores, pessoas que saem em missão. Afinal, pastor é aquele que ajuda, cuida, faz crescer, e esta missão é de todos nós, presbíteros ou não”.

Dom Pedro vai além e afirma que “Na Igreja o pastor deve ser missionário, aquele que trabalha para que o Reino de Deus apareça. Igreja em saída é aquela que não fica acomodada, e que sai a procura das ovelhas, agindo como o Papa Francisco nos tem pedido. Só uma Igreja adulta se torna missionária para levar o perfume de Jesus Cristo a todos”.

O bispo, que ao final da missa abençoou a água e o sal que os missionários levariam nas visitas, também encorajou o grupo. “Hoje estamos em um grande centro urbano. Estas grandes cidades se tornaram os novos locais de missão. Diante das dificuldades não devemos perder a coragem e confiar como confia uma criança naquilo que Jesus nos contou. Vamos em missão, dar a grande esmola, que tanto o mundo necessita que é Jesus Cristo.

Presença dos sacerdotes

Dom Pedro solicitou que todos os sacerdotes se apresentassem. Estavam no altar, Frei Geraldo e Frei Edmar, anfitriões, ambos da Paróquia Santo Antônio, o Padre Fernando Sapaterro, coordenador da Região Pastoral visitada. E os presbíteros, Padre Danilo, Padre Jean, Padre Nunes, Padre Adenizio, Padre Ademir, Padre Leandro, Padre Edmar, Padre Guillermo, Padre André, Padre Odelardo.

WhatsApp-Image-20160521 (7) WhatsApp-Image-20160521

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO