Em São Caetano, Corpus Christi reúne 500 jovens estigmatinos de 12 cidades

No ano em que a Congregação dos Sagrados Estigmas completa o bicentenário de existência, abertura da XVII Missão Jovem Estigmatina aconteceu com a celebração presidida pelo bispo emérito da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, na manhã desta quinta (26/05), na Igreja Matriz Sagrada Família

A cidade do ABC e o Bairro da Mooca, na capital paulista, são as sedes do encontro anual que acontece entre os dias 26 e 29 deste mês. Jovens entre 14 e 36 anos de diversos municípios do interior paulista (Campinas, Marília, Ribeirão Preto, Rio Claro, Itararé, Corumbataí, Piracicaba, Charqueada), baixada santista (Praia Grande), região metropolitana da Grande SP (São Paulo e São Caetano) e até do estado do Paraná (Guarapuava) participam das atividades.

Baseada em missões, retiros e pregações da Palavra de Deus, a Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo celebra, em 2016, o bicentenário de existência (fundada em 1816 por São Gaspar Bertoni, na cidade de Verona, no norte da Itália) com dedicação à formação da juventude e à disposição do clero e das dioceses.

“Jovens trabalham, jovens coordenam e jovens evangelizam indo em busca de outros jovens para as paróquias. A ideia da Missão Jovem é reavivar a juventude e resgatar aqueles que estão afastados da Igreja e os que ainda não conhecem a palavra”, explica o assessor da Juventude Estigmatina, Wilker Silva.

Um dos coordenadores do evento, Padre Gilberto Dias Nunes (Paróquia São Caetano) explica que o jovem é acolhido por uma família da cidade que recebe a missão. Estas famílias acompanham uma programação com todas as atividades que o jovem de outra cidade seguirá nas visitas missionárias e demais atividades durante os quatro dias.

“Os primeiros objetivos são acolher, dialogar e evangelizar. Teremos momentos de procissão, entrosamento, descontração e celebrativo. Com muita fé teremos êxito nesta missão de agregar mais jovens para nossas paróquias e no trabalho de evangelização na sociedade”, salienta o sacerdote.

Logo após o encontro, os jovens participam do Pós-Missão (calendário permanente), em que integram cursos para formação da juventude missionária, em suas respectivas dioceses.

Os estigmatinos das Províncias São José e Santa Cruz atuam em países da América do Sul (Paraguai e Chile), além dos estados brasileiros (São Paulo, Paraná e Bahia).

Para saber mais sobre a congregação e de como participar das atividades basta ligar para Wilker Silva (11) 97607-3745.

Confira a Programação:

Quinta (26)

A XVII Missão Jovem Estigmatina teve início na madrugada, com a Acolhida aos missionários da juventude de outras cidades. Logo pela manhã, todos e todas participaram da celebração de Corpus Christi, na Igreja Matriz Sagrada Família. Após o almoço, no período da tarde, os jovens irão conhecer as famílias que os acolherão durante os quatro dias. Cada paróquia fez uma formação específica para os acolhedores. Na parte da noite descontração e louvor em cada uma das 11 paróquias.

Sexta (27)

Nos períodos da manhã e tarde, os jovens iniciam as visitas missionárias nas casas, ruas, comércios, etc. Durante à noite, a juventude se encontra nas proximidades da Avenida Goiás para interagir com frequentadores dos estabelecimentos e levar os ensinamentos de Jesus aos irmãos e irmãs.

Sábado (28)

No início da manhã, cada paróquia prepara uma missa e um momento de oração. Em seguida, todos e todas participam da “Caminhada da Paz”, a partir das 9h, cujo ponto de partida sai da Avenida Goiás (Capela Santa Rita), passa pela Estação Rodoviária-CPTM e termina na Matriz Sagrada Família. No período vespertino, mais visitas missionárias e, paralelamente, grupos de jovens das 11 paróquias realizam atividades como palestras e rodas de conversa. Para encerrar o dia, uma festa temática será realizada na Estação Jovem.

Domingo (29)

Cada paróquia realiza uma missa no período matutino. Em seguida, jovens participam de almoço comunitário, no Instituto Sagrada Família, se confraternizam e se despedem na Paróquia São Caetano, para retornarem as suas respectivas cidades.

Opiniões dos anfitriões do encontro:

“É a segunda vez que participo. É muito legal o zelo que os jovens têm pelo próximo. Mesmo com o frio da madrugada, eles permaneceram firmes para acolher quem chegava de outras cidades”, Gabriela, 16 anos, Paróquia Nossa Senhora da Candelária

“Participo como coordenador espiritual da Missão e de toda a programação. Buscamos integrar os jovens que aqui chegam para conhecer a realidade local e fazer o trabalho de evangelização”, Ramon, 19 anos, Paróquia Nossa Senhora da Candelária

“É minha primeira missão. Tive um pouco de medo no início, mas Deus nos dá forças. É muito legal o trabalho porque as pessoas não ganham nada e participam voluntariamente para trazer mais jovens à Igreja”, Juliana, 17 anos,Paróquia Nossa Senhora Aparecida

“É muito importante o Pós-Missão. Após toda a experiência de acolhimento dos jovens que participam e visitam as casas nestes quatro dias, o acompanhamento prossegue com a formação para estes jovens atraírem mais pessoas às suas paróquias”, Larissa, 15 anos, Paróquia Nossa Senhora Aparecida.