Nessa manhã de sexta feira, 27, em seu sétimo dia de Visita Pastoral Missionária, o bispo diocesano visitou o cemitério da Saudade, na vila Assunção em Santo André, onde celebrou a Santa Missa e reuniu os ministros das exéquias e os padres da Região Santo André Centro,para conhecer o funcionamento do cemitério e conversar sobre o trabalho realizado.
Durante sua homilia, Dom Pedro falou sobre o evangelho das bem aventuranças e proclamou a esperança. Em suas palavras, o bispo ressaltou a importância de orar pelos fiéis falecidos continuamente, como se ora por quem ainda está vivo.
Na reunião, o bispo reforçou a atenção e cuidado com os católicos no momento da dor: “temos que oferecer assistência e atenção. Aqueles católicos que frequentam muito a Igreja, costumam chamar os seus párocos para administrar as exéquias, porém, os que não são muito frequentadores, mas que foram batizados, também precisam do sacramento e do conforto espiritual da Igreja”, afirmou.
O acompanhamento espiritual realizado nos seis cemitérios da cidade é feito através de escala entre as paróquias. Cada dia da semana uma paróquia é responsável por enviar os padres ou ministros das exéquias, conforme forem requeridos pelos usuários do local.
Após conhecer o funcionamento através do gerente de servidos funerários da prefeitura de Santo André, Jessé Barizon, Dom Pedro propôs ao grupo que à partir deste encontro os atendimentos sejam feitos por meio de plantões. “É importante que no dia que estiver escalada, à paróquia envie pessoas que fiquem no cemitério prontas para fazer uma oração, levar uma palavra amiga e prestar o conforto. Mesmo que um padre venha administrar às exéquias, os ministros estão aqui para estender as mãos e prestar solidariedade”, completou.