Diocese de Santo André

Unidade marca celebração de Corpus Christi na região Santo André-Centro

A unidade marcou o dia de Corpus Christi na região Santo André – Centro, onde acontece nesta semana a Visita Pastoral Missionária. Aproximadamente 3,5 mil paroquianos de 12 paróquias foram, na quinta-feira (dia 26), em procissão com o Santíssimo Sacramento até a Catedral Nossa Senhora do Carmo, onde foi realizada a Santa Missa solene presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini. Sacerdotes da região concelebraram.

 O bispo destacou a importância desta unidade das paróquias da região. “Esta caminhada foi muito linda. Vim da Paróquia São Judas Tadeu e depois encontramos os fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e os da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Em um gesto muito bonito, fomos nos unindo como povo de Deus, rumo à Catedral. Esta é a festa da unidade, da comunhão”, disse Dom Pedro.

Segundo o bispo, a solenidade de Corpus Christi também recordou que todos precisam estar em comunhão uns com os outros. “Estar em comunhão com o Papa, com o bispo, com os padres, com sua Igreja. Isto é o sentido. Não é à toa que chamamos a Eucaristia de Santa Comunhão”, disse Dom Pedro.

Gesto concreto

O bispo lembrou os fiéis de servirem ao próximo. “Como faz isso? Buscando na Eucaristia, a fonte para sair do egoísmo, amando e traduzindo este amor em serviço. Que a Eucaristia seja o sol para nós, uma exigência para nós contornarmos nossa vida com a vida de Cristo”, disse Dom Pedro.

Um gesto concreto da Região foi a arrecadação de 700 peças de cobertores e roupas para doação a instituições de caridade. “Tivemos este gesto eucarístico concreto e vamos tentar aquecer os irmãos mais necessitados com este calor que vem da caridade, do amor fraterno, vivendo o que Jesus nos ensinou”, explicou Pe. Vanderlei Nunes, pároco da Catedral.

Leia o que alguns fiéis falaram da festa de Corpus Christi

Sandra Regina Lugão, Paróquia Nossa Senhora do Paraíso

“Foi maravilhoso porque Jesus está presente. Toda a comunidade junta em um só corpo. Cristo reuniu todos”.

Júlio Gurgel do Amaral, Paróquia São José Operário

“A partir do momento que você passa a ser um cristão verdadeiro tem que participar desta celebração porque tem que levar Jesus”.

Airton Campanelli, Paróquia Nossa Senhora de Fátima

“Procissão foi maravilhosa, nós, católicos, estamos de parabéns. Foi muito lindo em ver esta multidão de pessoas adorando Nosso Senhor”.

Helena Correia, Paróquia Santo Antônio

“Gostei muito. Tenho 75 anos, mas não fiquei cansada na procissão. A gente vem cantando, orando, o que deixa tudo mais fácil. A idade não foi empecilho porque é para Jesus”.

Lucinha da Silva, Catedral.

“Muito lindo. Maravilhoso e demonstrou união do povo. Nos deixa mais fortalecidos”.

  3Corpus20162Corpus20161Corpus20166Corpus20165Corpus2016

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão