Presente de 80 anos: receber o sacramento da Crisma

O aniversário de 80 anos de Gedeão Bastos de Oliveira é somente em outubro, mas o presente ele ganhou no dia 28 de maio na Matriz de Santo André, onde recebeu o sacramento da Crisma, em Santa Missa presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, enraizando-se mais profundamente na filiação divina, tornando mais sólida seu vínculo com a Igreja, conforme nos explica o Catecismo.

Mas quem lê este texto pode se espantar: “Como assim, 80 anos, por que demorou tanto?” Gedeão explica. “Não tinha esta visão de ser um católico que dava valor ao sacramento. Frequentava de vez em quando, mas não me preocupei”, disse ele, que era rodeado por familiares católicos praticantes. “Fiquei nesta indolência, sem sentir o sabor de ser um católico de verdade”.

Contudo, se antes indolente, Gedeão foi se tornando um fiel ávido pelo caminho do Senhor, graças a alguns personagens escolhidos por Deus para serem protagonistas em sua vida. “A minha esposa (Márcia Maria Barbosa da Silva) começou a frequentar e fui acompanhá-la. Meus sobrinhos também participavam efetivamente da Igreja e me arrebanharam”, recordou Gedeão, casado, pela segunda vez, há 23 anos – após ficar viúvo do primeiro matrimônio de 35 anos.

A Paróquia escolhida foi a Santa Rita de Cássia, em Santo André, e lá Gedeão encontrou também uma pessoa que iria solidificar sua fé. “Nosso padre (Pe. Adenízio Leonardo Miranda) tem aquele dom de arrebanhar mesmo. Incentivou-me a frequentar e a buscar os sacramentos, e foi o que eu fiz. Também não era casado oficialmente com minha esposa e, com ajuda dele, realizei meu casamento na Igreja”, recordou.

Paralelamente, ele iniciou o percurso para receber o sacramento da Confirmação e não foi tão curto. “Dois anos de catequese, mas garanto: não faltei a uma aula do curso”. E andando pelo caminho que o Senhor trilhou, Gedeão chegou à esperada data. “Foi uma Missa linda, uma festa bonita. As palavras de Dom Pedro foram inspiradoras e, depois, senti a manifestação do Espirito Santo em minha vida. Foi algo maravilhoso que ficará marcado em mim”, recordou.

Como não poderia ser melhor, sua esposa também foi crismada, enquanto sua filha Catarina Silva Bastos, 11 anos – ele tem mais cinco rebentos do primeiro casamento -, é coroinha na mesma paróquia, além de outros familiares que evangelizam na Santa Rita de Cássia. Com toda a família unida em Cristo, Gedeão assegurou que agora é testemunhar. “Quero dar continuidade ao trabalho na Igreja e estarei lá para ajudar. Perdi muito tempo, mas nunca é tarde. Estou aqui para provar”.