Diocese de Santo André

Congresso Missionário Estadual de Seminaristas aborda dimensão comunitária da formação

A cidade de Guarulhos, em São Paulo, é sede do 2º Congresso Missionário Estadual de Seminaristas. Organizado pelo Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do Estado de São Paulo, o evento, que acontece de 29 de junho a 3 de julho, tem como tema “Formação Presbiteral para uma Igreja em saída”. Participam do encontro cerca de 115 pessoas.

O primeiro dia foi assessorado pelo secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Jaime Patias, que motivou os seminaristas a refletirem sobre a dimensão comunitária da formação presbiteral. De acordo com ele, a animação pastoral, a nova evangelização e a missão universal são os três conceitos necessários para que os futuros presbíteros tenham uma formação missionária. “No coração do presbítero deve estar a missão”, afirmou.

Padre Jaime também ressaltou a importância da dimensão comunitária no seminário e na pastoral. “Somente a profunda experiência de comunidade poderá formar o presbítero segundo o modelo deixado por Jesus”, enfatizou.

A programação desta quinta-feira, 30, conta com palestras do assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Antônio Ramos do Prado, e do padre Leonardo Lucian Dall Osto, do clero de Caxias do Sul (RS).

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO