Diocese de Santo André

Frades fazem análise crítica da memória Histórica da Evangelização franciscana conventual

Nessa quinta-feira, dia 14, dando sequência aos trabalhos do Congresso dos Frades Menores Conventuais na América Latina, os religiosos e sacerdotes, acompanhados de alguns leigos, refletiram juntos sobre a história e o presente da vida dos conventuais no continente latino-americano.

Começaram o dia com a oração das laudes, seguida de missa com Dom frei João Mamede, de Umuarama (PR).

Frei Roberto Tomichá fez a primeira apresentação do dia, resgatando personagens importantes dos séculos 17 e 18 por meio de cartas, registros de arte e documentos, a fim de recuperar memórias da Ordem.

Já o bispo emérito de Valença (RJ), Dom frei Elias Manning, um dos primeiros desta missão continental, reforçou a atitude que os frades devem ter sempre diante dos tempos atuais.

“Sermos irmãos do povo, termos humildade, nos aproximar, sermos amigos. A aproximação ao povo é essencial. Lembro-me de sairmos nas ruas para falar com as pessoas. Elas sentem saudade disso e nós temos algo de diferente para dar. Isso porque temos algo que Francisco nos passou e que Deus nos deu. A ‘Evangelii Gaudium’, do Papa Francisco, tem dicas muito boas para evangelizar hoje”, afirmou Dom Elias.

Logo após, abriu-se espaço para Frei Miguel Angél M. Lopez, que foi o primeiro assistente geral da Ordem para a América Latina. Ele falou sobre as primeiras fundações latino-americanas, províncias, presenças em diversos países, bem como a identidade franciscana hoje, além de ressaltar a proximidade do Papa Francisco com o carisma dos religiosos.

Para encerrar o dia, um momento de partilha e reflexão em grupos, que foi exposto a todos mais tarde. O assunto dos debates eram as ações de evangelização e sociais da Ordem nos países, uma avaliação desde a chegada até o presente, colocando pontos positivos e negativos. Mais uma vez, a questão da necessidade missionária foi apontada como um dos fatores a serem redescobertos.

Terminadas as colocações, foi lida a carta de Frei Hilton Farias de Souza, Ministro Provincial de Santa Cruz, Belo Horizonte (MG), manifestando comunhão com o evento e encerrando o segundo dia do encontro.

Nesta sexta-feira, dia 15, se abrem novas discussões e mesas redondas com visão teológica e sociológica sobre “Cenários de Evangelização com presença dos franciscanos conventuais na América Latina”.

      fsrfsagd                                       untitled

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO