Novo pároco da Catedral, Pe. Joel tem sacerdócio ligado a Nossa Senhora

O vigário episcopal para pastoral e coordenador diocesano de pastoral, Pe. Joel Nery, é um sacerdote bem “conectado” a Maria. No domingo, dia 17, ele tomou posse como pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo, sua quinta paróquia e todas têm a Virgem Maria como padroeira. A Santa Missa foi presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, com a concelebração de outros padres, e contou com a presença de um grande número de fiéis, entre eles, seus familiares.

As outras paróquias com a mãe de Jesus como padroeira são: Imaculada Conceição (Mauá); Nossa Senhora de Fátima (Santo André); Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Prosperidade (ambas em São Caetano).

Afinidade com Maria não é apenas pelas paróquias. Pe. Joel recordou que vive seu ministério com o exemplo da Mãe. “Busco viver meu ‘sim’ em toda a minha vida. Estou destinado a esta missão nesta Catedral diocesana. Em nossa vida ministerial, é fazer a vontade do Pai. Rogo a Deus com a intercessão da Mãe. Conto com sua proteção, ó Mãe”, disse o sacerdote. “Venho aqui para somar. Uno-me ao trabalho dos meus antecessores, lembrando-se de todos em nome do Pe. Vanderlei Nunes (pároco anterior)”, completou.

Os paroquianos também leram uma carta em que agradecem ao trabalho pastoral de Pe. Nunes e ao bispo pela indicação do Pe. Joel. “É assim que o vemos hoje, Pe. Joel, como aquele que vai apontar o caminho do céu. Em troca, oferecemos-lhe nosso apoio, nossa ajuda, nosso carinho e nossa amizade”, diz a carta.

Trabalho na Diocese

Dom Pedro recordou que a escolha do Pe. Joel como pároco da Catedral é para estar mais perto de seu trabalho na Diocese. “O Pe. Joel é o coordenador diocesano de Pastoral. Uma tarefa importantíssima, a pastoral é a evangelização. O bispo sozinho não pode dar conta de tudo e tem o coordenador de pastoral, que assessora o bispo. Ele precisa sempre estar na Mitra e é muito mais fácil estar aqui, pertinho”, explicou o bispo.

Segundo Dom Pedro, Pe. Joel vai dar continuidade ao trabalho na Catedral. “Na nossa Igreja não tem ruptura em que um padre entra e desfaz tudo que o antecessor fez. Temos continuidade porque o Espírito Santo estava aqui e vai continuar”, disse o bispo, que lembrou a importância da Catedral. “A primeira igreja em dignidade é a Catedral porque é a igreja do bispo, onde o bispo tem sua cátedra. Onde está o bispo está a Igreja”.

Ao final da celebração, Pe. Joel ainda homenageou sua mãe, que aniversariou no dia anterior – mesmo dia da padroeira da Catedral -, e cumprimentou os fiéis na Catedral e no salão paroquial.