Diocese de Santo André

50 anos construindo o Reino de Deus na Vila das Vitórias em Mauá

A Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, na Vila das Vitórias, em Mauá completou seus 50 anos no dia 15 de agosto e a data foi festejada pela comunidade na missa em ação de graças presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Cipollini, na tarde do domingo, (21/8). Também estiveram no altar, o pároco, Padre Jurandir e o secretário episcopal, Padre Guilherme.

Os paroquianos mais antigos recordaram que a penetração da Igreja Católica na região, de forma organizada e profícua ocorreu rapidamente, após a criação da Diocese de Santo André. Em Mauá, por exemplo, depois da instituição, em 29 de maio de 1954, da Igreja Imaculada Conceição, cuja direção foi entregue ao Monsenhor Alexandre Arminas, foram fundadas, cronologicamente, as seguintes Paróquias: São Jorge, no Zaíra, em 28 de fevereiro de 1962, atualmente denominada São Paulo Apóstolo; São Pedro Apóstolo, na Vila Guarani, em 19 de março de 1962; Nossa Senhora das Vitórias, na Vila Nossa Senhora das Vitórias, em 15 de agosto de 1966; São Vicente de Paula, no Parque São Vicente, em 07 de outubro de 1969 e Paróquia São Felipe Apóstolo, no Parque das Américas 1º de junho de 1971.

Os mais antigos moradores apontam a missa celebrada para o lançamento da pedra fundamental da construção da Igreja, em 1964, como a mais significativa em suas memórias. Na ocasião, sob-responsabilidade do monsenhor Alexandre Arminas, então pároco na Igreja Matriz da cidade, foram difundidos os princípios cristãos, além de animar a comunidade para a concretização do sonho de construção da capela. O bispo da época, Dom Jorge foi quem assinou o decreto de instituição.

Está registrado no Livro de Tombo da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, que entre abril e agosto de 1966, “após anos de luta a comissão pró-construção conseguiu realizar a construção do futuro salão paroquial e fez, outrossim, uma casa paroquial”. Também, menciona a conclusão dos trabalhos de edificação do salão, destinados para a cozinha, estúdio e eventos, entre outras atividades, além de dois banheiros públicos. Ainda de acordo com esta fonte documental, os recursos provenientes das quermesses e demais eventos sociais possibilitaram a conclusão dos trabalhos de reboco interno e externo, além da iluminação da igreja.

Entre as várias celebrações litúrgicas aludidas, esse manuscrito destaca a de quatorze de agosto de 1966. Na ocasião, presidida pelo Cônego Plínio G. de Freitas foram fundadas oficialmente, as seguintes irmandades na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias: Liga Católica Jesus Maria José, Congregação mariana, Pia União das Filhas de Maria e o Apostolado da Oração. Em seguida, ocorreu a procissão em louvor à Nossa Senhora das Vitórias com a imagem doada pela família de Da. Irene Saturnino de Paula, hoje exposta no interior da igreja. À chegada da procissão, Monsenhor Alexandre Venâncio Arminas celebrou a missa, acompanhado do Coral e da banda Imaculada Conceição dos Marianos, da Igreja matriz de Mauá.

Na verdade todos esses eventos ocorriam no barracão inicialmente construído de madeira, adquirida nas Indústrias Matarazzo, localizadas no Sertãozinho e coberto de sapé. Ao longo das décadas de 1960, 1970 e 1980, período em que foi reconstruído em alvenaria, tornou-se o principal ponto de referência no bairro, sendo possível a organização e execução de inúmeros projetos pastorais, educacionais, sociais e políticos, indicativos dos novos tempos litúrgicos.

Vitorias 01

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão