Diocese de Santo André

Encontro diocesano reune 3000 coroinhas e cerimoniários

O psicólogo e teólogo Cesar Fialho proferiu a palestra para perto de três mil Coroinhas e Cerimoniários da Diocese de Santo André, na manhã deste domingo, 31/07, no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, na Vila Noemia, em Mauá. O tema de sua fala foi “Ser Igreja fora da Igreja”. O encontro, que é promovido anualmente, foi aberto as 9h com a celebração eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini e contou ainda com os sacerdotes, Padre Manoel, Padre Tafarello, Padre Guilherme e Padre Cleidson Pedroso Souza, que responde pela ação dos Coroinhas e Cerimoniários na Diocese.

Quem será padre?

            Dom Pedro ao final da celebração lançou um desafio aos jovens presentes. Pediu que nas reuniões em suas paróquias perguntem: Quem será padre deste grupo? Ele contou que “Nossa Diocese tem 2 milhões e 700 mil pessoas, temos cem paróquias, mas na Casa Propedêutica, que é a porta de entrada para o seminário só participam oito vocacionados. É muito pouco. É preciso deixar o coração ouvir o que Deus está pedindo de cada um de nós”.

A importância do desapego

            A entrega feita pelos coroinhas e cerimoniários para a bem execução da santa missa também foi recordada por Dom Pedro, que disse: “É justamente isto que Jesus nos pede, que acreditemos em sua promessa e nos entreguemos totalmente para a sua obra. É preciso ter o coração desapegado para bem cumprir a missão e vocês dão um belo exemplo”.

Em seguida complementou. “Nós, bispos e padres também precisamos ter este espírito voltado para as coisas de Deus. Nossa segurança está em Deus, na mensagem que Jesus nos passou. Nossa segurança não está no dinheiro no banco, ou em qualquer outra coisa, mas sim na Verdade que Jesus nos entregou. Até o Papa, que vivia já pensando em sua aposentadoria na Argentina, foi chamado por Deus para uma missão ainda mais árdua. Eu estava há cinco anos na Diocese de Amparo, do tamanho de Mauá, quando recebo o chamado para servir na Diocese de Santo André, uma região totalmente desconhecida para mim. Mas aqui estou. Igualmente, tamb&eacut e;m os padres são chamados por Deus para novas missões, e é preciso aceitar a nova messe com a confiança em Jesus, com a confiança de que Ele estará conosco neste novo local”.

1                      2

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão