Diocese de Santo André

Igreja vai vivenciar o XVII Congresso Eucarístico Nacional

Como Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém bem definiu, a Arquidiocese de Belém quer ser ousada, ao realizar em terras amazônicas, pela segunda vez, um Congresso Eucarístico Nacional, programado para os dias 15 a 21 de agosto de 2016, convocando todo o Brasil para celebrar a grandeza do Mistério da Eucaristia.

O XVII Congresso Eucarístico Nacional quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus.

O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. Foi uma celebração solene, de que participaram fiéis e bispos de vários países da Europa. De lá para cá, outros países quiseram repetir a bela iniciativa.

Deste modo reafirmamos nossa certeza de vida eterna, para além dos horizontes de nossa história! A partir dessa profissão explicita de nossa fé na Eucaristia, o Congresso Eucarístico busca as consequências práticas, o compromisso desse gesto tão sublime de adoração! Adorareis o Senhor em Espírito e Verdade (Cf. Jo 4, 24).

No Brasil já foram realizados dezesseis Congressos Eucarísticos Nacionais. O primeiro foi realizado em 1933, em Salvador – BA; o XVI Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília, de 13 a 16 de Maio de 2010, tendo como Tema: Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários, inspirado na V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, que aconteceu em Aparecida em maio de 2007.

Em Aparecida, apresentou-se a riqueza da existência cristã a partir do binômio “discípulo missionário”. O discípulo missionário de Jesus Cristo se alimenta do Pão eucarístico, para que possa fortalecer-se na fé, na esperança e na caridade e não desfaleça por causa as dificuldades do caminho. A Eucaristia gera a unidade da Igreja: Jesus Cristo, pelo Sacramento do seu Corpo e Sangue, cria a comunhão da sua Igreja, seu Corpo Místico.

Representação da Diocese de Santo André

            A nossa diocese vai estar representada no XVII Congresso Eucarístico Nacional com os seguintes agentes: Vera Lúcia de Castro Marson (ministra da Paróquia Santa Teresinha/ SBC); Benedito Roberto dos Santos (Ministro da Paróquia São José – Mauá); Glauber Machado (do COMIDI); Maria Ivanilde Gomes Sampaio (do Movimento da Cultura da Misericórdia; Iraci Dallosso Lorenzi (Equipe de Liturgia), Paulo Henrique Andrade Araújo (Religioso). Diacono Vicente do Nascimento Moreira; Padre José Ferreira; Padre Edmar Antônio de Jesus; e Seminarista Hamilton Gomes do Nascimento.

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão