Diocese de Santo André

Padre William, que construía igrejas de areia, toma posse de sua primeira paróquia

O grande número de fiéis que na noite de 3 de agosto lotou a Paróquia São Vicente de Paulo, no Parque São Vicente, em Mauá, pode participar de um momento impar. O momento em que um sacerdote assume sua primeira paróquia. A cerimônia religiosa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, deu posse ao Padre William Mariotto Torres, como Administrador Paroquial desta paróquia com sede na Presidente Francisco Silvano Brandão, 88, e que abriga a Capela São José Operário e Capela Santa Cecilia.

Um dos momentos, também muito emocionante foi quando sua irmã, Bianca deu um bonito e singelo testemunho, narrando partes da vida do sacerdote, que em criança ia para a praia e brincava de construir igrejas de areia, ao invés de castelos.

No altar também estiveram Padre Claudio Tafarelo, que leu a provisão de posse, Frei Teles e Padre Guilherme, além do Diacono Zaia e Diacono Clodoaldo.

Padre William recebeu o Livro Sagrado, para levar a Palavra de Deus a todas as pessoas sem distinção. E após ser interrogado e fazer sua promessa de fidelidade ao bispo diocesano, recebeu também as chaves da paróquia, da sacristia, os instrumentos para realizar o Batismo e a estola roxa da penitência e reconciliação.

Dom Pedro iniciou sua reflexão dizendo “Neste dia, Deus envia o novo sacerdote para esta comunidade. É a primeira paróquia deste jovem sacerdote. Sei que amam o Padre Luis e queriam que ele ficasse aqui até o Juízo Final”, brincou o bispo, que continuou: “É preciso que vocês saibam que temos poucos padres na diocese. A paróquia Santo Antonio, do Arraial em Santo André está sem sacerdote. E vocês ganharam um padre novinho em folha”, comparou.

Em forma didática contou também que “Padre Luis ficou aqui oito anos. Era preciso que ele fosse servir agora em um outro local. Se o bispo olhasse só para cada uma das paróquias era fácil. Não transferia sacerdote nenhum, mas não é assim. É preciso olhar a diocese como um todo e fazer o que é necessário”.

Sobre o padre que chega assim se expressou “Esta é a primeira paróquia de Padre William. Saibam que o sacerdote aprende ser padre é trabalhando na primeira paróquia. Vejam a responsabilidade de cada um de vocês, membros da comunidade. Ele veio para cá por que Deus enviou. O bispo é só um instrumento nesta história. O que importa é o trabalho para o Reino de Deus”.

Ao final da missa a comunidade presenteou o novo pastor com um bonito casulo sacerdotal e o coral cantou uma musica que por certo ficará no seu coração para sempre. O administrador paroquial agradeceu toda a acolhida que tem recebido ao longo dos últimos quinze dias e disse “Deus é fonte de todas as bênçãos, aquele que nos impulsiona a ser pastor missionário”. Agradeceu a confiança do bispo em lhe conceder uma paróquia apesar de sua juventude. E recordou com carinho de Padre Luis, com quem teve inclusive o privilegio de trabalhar recentemente na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Por fim a comunidade lhe preparou uma animada recepção após a celebração.

Confira todas as fotos: https://www.flickr.com/photos/139815508@N03/albums/72157671134373032

 

Compartilhe:

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Entrevista de Dom Pedro para a Diocese de Campo Limpo aborda nova etapa da caminhada sinodal

“O amor pode tudo, porque o amor é o próprio Deus”: Domingo de Ramos no Santuário do Bonfim reúne fiéis em caminhada de fé e esperança

“Peregrinos da esperança”: manhã de espiritualidade reúne coordenadores da Pastoral da Acolhida

Padre Jean se pronuncia na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em defesa da missão da Igreja

Juventude diocesana anima a casa da Mãe Aparecida na Peregrinação do Jubileu da Esperança

Sete anos da Constituição Sinodal: um caminho de fé, escuta e missãoSete anos

VIOLÊNCIA DE CADA DIA

nomeacoes

Decretos e provisões – 02/04/2025

Retiro do Vicariato para a Caridade reforça que servir é deixar-se habitar por Deus