Diocese de Santo André

A exemplo do bispo, leigos missionários levam Jesus para as famílias

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, tem sido incansável nas Visitas Pastorais Missionárias, evangelizando desde o raiar do dia até quando o sol já deu lugar para as estrelas. E não está sendo diferente em São Caetano do Sul, região premiada esta semana. Ação que reflete para os leigos missionários, que também passam o dia levando a Palavra de Deus. A Pastoral da Comunicação acompanhou durante a tarde de domingo, dia 11, um grupo, que saiu da Paróquia São Caetano e foi evangelizar famílias.

Guiados pela missionária Sandra Monteiro dos Santos, da igreja local, Mosalva Ribeiro (Sagrada Família), Yara Conceição (São João Batista), Francisco Xavier (Nossa Senhora das Graças) e Antônio Jenidarchiche (Nossa Senhora Aparecida) – todas as paróquias são de São Caetano – deixaram suas casas, em uma bela tarde de sol, para falar da Palavra que dá vida.

Antes de iniciar as andanças pelo Bairro da Fundação, o primeiro da cidade, eles receberam instruções do pároco local, Pe. Gilberto Dias Nunes, CSS, e do coordenador regional, Pe. Wanderson Cintra Silva. Após a bênção, saíram em missão, assim como os apóstolos e discípulos enviados por Jesus.

A primeira parada foi na casa da dona Silvana Tabegena, 65 anos, portadora de esclerose múltipla. A alegria de ver os missionários foi estampada no rosto de Silvana. “Sabia da visita. Fiquei emocionada em receber os missionários em minha casa. Espero que voltem sempre”, disse Silvana. Em seguida, a alegria bateu na casa de Maria Batista de Medeiros Silva, 77, que passou por cirurgia no joelho e tem dificuldades em andar. “Olha, nem esperava a visita. Foi uma emoção muito grande. Ótima surpresa”, disse dona Maria.

Há também aquelas casas em que os próprios missionários saem fortalecidos de tanta alegria. Apesar de precisar de auxílio para andar no momento, Dona Glades Rosa Gomes, com seus 83 anos, contagia com tanta felicidade e espanta qualquer problema. Ela fez uma enorme festa para receber os missionários, além de reunir a família. “Amei, quero que voltem sempre. A melhor coisa que vocês fazem é visitar uma pessoa idosa”, elogiou dona Glades.

Para terminar as visitas missionárias, nada melhor que levar uma palavra de conforto para quem tanto ensinou a palavra de Deus. Dona Domingas Pires Barbosa foi catequista na Paróquia São Caetano e, nos seus 96 anos, orou em seu silêncio junto com os missionários. Mas ficou claro que seus ensinamentos também foram passados aos seus sucessores.  “Somos bem católicos. Fizemos encontro de casais, meu filho fez a catequese. Ela nos ajudou muito na nossa formação”, disse Carla Regina Pires Barbosa, esposa do neto de Dona Domingas.

Ao fim da evangelização, os leigos missionários participaram da Santa Missa, presidida pelo bispo Dom Pedro, e se confraternizaram com uma refeição comunitária. E continuam evangelizando na cidade, até o dia 18 de setembro.

 

Testemunho dos missionários

Sandra Monteiro dos Santos

“Achei muito gratificante. Fomos muito bem recebidos, cada um da sua maneira. Foi muito lindo. Agradeço muito por participar desta missão. Agora tenho mais durante a semana”.

 

Mosalva Ribeiro

“Muito gratificante, foi um chamado de Deus que me senti muito especial. Tem me deixado muito surpresa. Deus está me iluminando para ir até o fim desta missão”.

 

Yara Conceição

“Experiência única, me emocionei muito. Os problemas das pessoas são comuns e difíceis de tentar encarar. É complicado dizer, mas fácil de sentir. Saímos mais fortalecidos”.

 

Francisco Xavier

“Toda missão é especial. Estamos sentindo uma alegria muito grande porque juntou toda a comunidade. Quantas famílias têm o prazer de receber os missionários”.

 

Antônio Jenidarchiche

“Saio muito fortalecido. Vemos várias situações. É uma lição de vida porque não sabemos da realidade, atrás destas paredes”.

Clique aqui e confira todas as fotos: https://www.flickr.com/photos/139815508@N03/albums/72157673785962375

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO