Diocese de Santo André

Rio celebra Madre Teresa com missa e bênção da imagem

A  Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro agradeceu ao Deus de Misericórdia pela canonização de Santa Teresa de Calcutá e celebrou também o ‘Jubileu Extraordinário da Vida Consagrada’.

A Santa Missa, celebrada na Catedral Metropolitana, foi presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta. A Eucaristia contemplou a rica variedade de dons e carismas que o bom Deus cumula a sua Igreja, reforçando o compromisso dos consagrados e consagradas, e de todo o povo de Deus, de caminharem sempre mais em unidade, a fim de que nosso mundo seja contagiado pela misericórdia de Deus e fortaleça a paz, a justiça, a fraternidade e o amor.

O dia celebrativo teve início com a procissão, benção e passagem dos consagrados e consagradas pela Porta Santa na Catedral, juntamente com Dom Orani, seus bispos auxiliares e eméritos, vigários episcopais, sacerdotes, diáconos, seminaristas e todo o povo de Deus presentes na cerimônia.

Santa Missa

Em sua saudação inicial de acolhida a todos os que estavam presentes na Catedral e aos que assistiam e ouviam pela Rede Vida de Televisão, WebTV Redentor e Rádio Catedral FM – que transmitiram, ao vivo, toda a celebração –, o vigário episcopal para os Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, Dom Roberto Lopes, citou algumas instituições inspiradas em Santa Teresa de Calcutá, pela sua obra de evangelização e seu exemplo de misericórdia para com o próximo.

Homilia de Dom Orani

Em sua homilia, Dom Orani abordou as atividades realizadas pela Igreja no Rio com a finalidade de atender os irmãos em situação de rua, além de citar a importância da vida de Santa Teresa de Calcutá para as instituições de caridade no Rio de Janeiro. O Cardeal reforçou ainda a presença de Madre Teresa e das Irmãs Missionárias da Caridade na cidade e recordou o trabalho que elas realizam através de suas casas em Bonsucesso, Realengo e na Lapa.

A Santa Missa também contou com a participação de alguns convidados ligados à Santa e ao processo de canonização, dentre eles, o casal Marcílio e Fernanda acompanhados de seus filhos Murilo e Mariana, que a tornou possível – o Santo Padre, Papa Francisco, reconheceu um milagre atribuído à religiosa: a cura inexplicável de Marcílio Haddad Andrino, ocorrida em dezembro de 2008, que se recuperou dos múltiplos tumores no cérebro.

Benção da Imagem da Santa Teresa de Calcutá

Com a conclusão da Celebração Eucarística, o pároco da Catedral Metropolitana de São Sebastião, Monsenhor Joel Portella Amado, convidou todos a participar da cerimônia de benção da imagem de Santa Teresa de Calcutá, na Praça do Papa, localizada na área externa da igreja. Com intermediação do governo da Albânia – local de nascimento de Madre Teresa –, a imagem foi doada por uma família muçulmana, e posicionada com os olhos voltados para o Cristo Redentor e a Catedral, representando o seu amor por Deus e pela Igreja.

A superiora provincial da congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá no Brasil, Irmã Maria do Carmo, participou de toda a celebração e falou sobre o amor incondicional por Deus e pela Igreja que moveu a vida da Santa.

O coral do projeto ‘Uma só Voz’, composto por irmãos em situação de rua, participou da Santa Missa e da benção da imagem de Santa Teresa de Calcutá, animando todos os fiéis presentes.

Assistência aos mais pobres entre os pobres

Inspirados nas ações de Santa Teresa de Calcutá, que cuidava e atendia os mais pobres entre os pobres, a Arquidiocese do Rio realizou durante toda a manhã de sábado, dia 10, simultaneamente com as celebrações, uma ação sociorreligiosa no CIEP José Pedro Varela com atendimentos nas áreas da saúde, higiene, cidadania (emissão de documentos), cultura e assistência religiosa, que contou com a participação, parceria e apoio de diversas congregações, comunidades e instituições.

Fonte: Rádio Vaticano

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO