Agradecimento da Visita Missionária Região Pastoral São Caetano do Sul

Desde o anúncio da Visita Pastoral Missionária à Região de São Caetano do Sul, nossas 11 Paróquias tem vivido momentos maravilhosos preparando-se com expectativa para o encontro com Dom Pedro, nosso bispo Diocesano.

Para nós, a presença do bispo é, por um lado, a presença visível de Cristo a renovar e reanimar os membros do Povo de Deus, clero e leigos; por outro, a presença do sucessor dos Apóstolos a organizar e reavivar a ação Apostólica em meio aos desafios que nossa sociedade hodierna tem apresentado.

Preparamo-nos para este momento através de três reuniões que tinham o objetivo de formar os 110 missionários das Paróquias, além de diversas reuniões com o Conselho Regional de Pastoral e com os Padres, em vista de bem organizar todos os trabalhos a serem realizados.

Agora, já concluindo toda a missão, podemos resumir esta Visita Pastoral Missionária em uma palavra: proximidade.

Sim, tivemos a oportunidade de conhecer melhor e aproximarmo-nos de nosso Bispo. Sentimos também o seu desejo de estar próximo de nós, entrando em nossas casas, visitando e tocando os enfermos e pobres, sendo o pastor que, como Jesus e em nome de Jesus, vem buscar a ovelha perdida ou machucada.

A visita pastoral missionária não se restringiu à realidade ad intraecclesiam (dentro da Igreja), mas procurou apresentar Jesus e os valores evangélicos também nos diversos ambientes ad extra ecclesiam (fora da Igreja). Houve a oportunidade de dialogar com os diversos organismos da vida social e comunitária que buscam o bem comum. Visitamos os locais da administração pública, como prefeitura e câmara dos vereadores, mas também ambientes do poder judiciário, como o Fórum e OAB.

Conversamos e abençoamos os trabalhadores, o que ficou sinalizado pela bênção nos diversos comércios de nossa cidade.

Estabelecemos contato com outras religiões, a fim de promover o conhecimento mútuo e o diálogo de paz entre nós.

Apoiamos nossos fiéis e agentes de pastorais que trabalham na Pastoral da Esperança, levando uma palavra aqueles que sofrem por terem um ente querido que faleceu e rezamos por todos os fiéis defuntos de nossa região pastoral.

Não deixamos a oportunidade de entrar em contato com os mais necessitados nos hospitais, casas de repouso, Delegacia, além de termos a graciosa oportunidade de conhecer os trabalhos da APAE e da Fundação das Artes.

Assim, queremos agradecer a grandiosa recepção em todos esses ambientes, por parte tanto dos organizadores, quanto das pessoas que lá nos aguardavam, muitas das quais nos prepararam diversas apresentações, cafés, etc.

Dom Pedro, sua presença nestes dias de visita pastoral em nossa região de São Caetano atualizou esta presença confortante de Jesus, o amigo, irmão, o próximo de nós.

O Senhor, dom Pedro, como Jesus fez-se solidário de todos nós nestes dias: aproximou com alegria e abraçou a todos; pregou o evangelho em cada comunidade convidando-nos a uma verdadeira conversão e incentivando-nos a sermos uma igreja missionária, Eucarística e da Palavra; abençoou individualmente as pessoas nos diversos lugares; com paciência e carinho tirou fotos com quem assim o quis. Caminhou no meio do povo e valorizou tudo o que as pessoas, na sua simplicidade, prepararam e lhe apresentaram.

O seu carinho para com as crianças, os jovens e os enfermos, sua entrega total com os detentos da Delegacia; fiquei particularmente emocionado em vê-lo rezando e distribuindo as medalhinhas de nossa Senhora a cada um que quis.

Os momentos fraternos que vivemos todos nós, leigos, padres e bispo, os momentos de oração e as palavras paternas e encorajadoras com certeza muito nos enobreceram e incentivaram na árdua tarefa da construção do Reino.

Aos irmãos padres, agradecemos toda a dedicação e empenho. Foi maravilhosa a convivência, fraternidade e unidade nos trabalhos. Muito obrigado pela vida, pela vocação e pela unidade de cada um de vocês neste lindo trabalho. Mostrou-nos, mais uma vez, que a união faz a força nos trabalhos do Reino.

Aos Membros do Conselho Regional que, de maneira escondida, trabalharam com muito afinco. Organizando para que tudo ficasse maravilhosamente bem.

Cada leigo das paróquias, que com tanto carinho ajudaram para que tudo desse certo: as pessoas que trabalharam nos almoços, na limpeza, na organização das celebrações.

À nossa dedicadíssima equipe de foto e filmagem, que não perdeu um flash em nosso encontro, dedicando-se de manhã até a noite.

Nosso muito obrigado a todos.

Deus abençoe.

Pe. Wanderson Cintra Silva – Coordenador da Região São Caetano do Sul