Diocese de Santo André

Qual padre? Para qual Igreja? Clero de Santo André participa de Retiro

Entre os dias 27 e 30 de setembro, aconteceu em Indaiatuba, SP, o retiro anual do clero de Santo André. Tendo como pregador Dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o retiro enfocou a ministério presbiteral relacionado ao ministério de Paulo Apóstolo, refletindo entre outros temas: “Qual padre? Para qual Igreja?”. 

Durante o retiro, que contou com a participação da maioria dos padres do Grande ABC, Dom Armando, que é também presidente da Comissão Pastoral Episcopal para a Liturgia, refletiu sobre a caridade pastoral, colaboração e alegria, fragilidade ministerial, dedicação e amor, coragem, chamado e resposta, concluindo com o diálogo entre a Igreja e a Sociedade, como caminho de missionariedade. 

Dom Pedro, bispo de Santo André, acompanhou todo o retiro, participando dos momentos de reflexão e oração. Como acontece tradicionalmente, o clero rezou a oração do breviário e celebrou a Eucaristia diariamente, intercalando com momentos devocionais, adoração eucarística e celebração penitêncial. 

Ao final do retiro, foi entregue por Dom Pedro, uma foto com o clero celebrando a eucaristia e uma carta de agradecimento e incentivo às novas iniciativas pastorais da Diocese de Santo André. 

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO