Diocese de Santo André

Museu da “Sagrada Família” dialoga entre a educação da fé e a arte

Aos poucos vai tomando forma o Museu Sagrada Família Catequese e Arte, uma iniciativa de Padre Jordélio, um amante das artes, que desde quando chegou à Matriz Sagrada Família, no Centro de São Caetano do Sul, se entusiasmou com a beleza do templo. Em 2012, na comemoração dos 75 Anos de fundação da “Matriz Nova”, surgiu a oportunidade para tal ampliação: uma obra onde passado, presente e futuro se unirão no projeto do Museu Sagrada Família – Catequese e Arte.

A igreja fica na Praça Cardeal Arco Verde, no Centro de São Caetano do Sul, onde na manhã desta quarta-feira (14/09) foi celebrada a missa pelos 200 anos da fundação da Ordem Religiosa dos Estgmatinos, cujos padres administram esta paróquia desde a sua origem, nos idos de 1940.

Após a missa, em procissão, foi levada a relíquia de São Gaspar Bertoni, que agora ficar em local de destaque no museu que até o final do ano deverá ser inaugurado. E quem acompanhou o cortejo teve a alegria de visitar as dependência e receber as informações de Padre Jordélio, que disse: “Mais do que um Museu, ele será um recanto de diálogo entre Educação da Fé e Arte, através de formação catequética permanente; para todos aqueles que o visitarem e nele compartilharem de suas diversas formas de expressão”.

O Museu que está em sua fase final de construção, pode ser compreendido por quatro estágios que envolvem o caminho de fé, desde o querigma, ou seja, o primeiro anúncio de Jesus Cristo, passando pelo ensino progressivo da fé, até chegar à porta pelo qual o visitante faz sua escolha definitiva, de aceitar, ou não, a Palavra de Deus e caminhar sob a orientação do Evangelho.

Para conferir todas as fotos, clique no link abaixo:

 https://www.flickr.com/photos/139815508@N03/albums/72157673870203115

 

 

Compartilhe:

Com o livro dos 70 anos em mãos, Diocese de Santo André participa da abertura do 16º Congresso de História

Dez foranias, um mesmo caminho: preparação para a Assembleia Diocesana

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/11/2025

“A vida não acaba aqui”: Dom Pedro preside as missas de Finados em Santo André e Rio Grande da Serra

Altar da Comunidade Mãe Rainha e São Bernardo, da Paróquia Imaculada Conceição (Matriz de Diadema) é abençoado

Nota sobre o Halloween de Dom Julio Endi Akamine

RECORDAR OS FALECIDOS

Fiéis Defuntos: Missas nos cemitérios das sete cidades

Paróquia Santo Antônio celebra dedicação da igreja

“O dom do serviço como reflexo da Trindade” inspira retiro dos Diáconos Permanentes