Entre os dias 27 e 30 de setembro, aconteceu em Indaiatuba, SP, o retiro anual do clero de Santo André. Tendo como pregador Dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o retiro enfocou a ministério presbiteral relacionado ao ministério de Paulo Apóstolo, refletindo entre outros temas: “Qual padre? Para qual Igreja?”.
Durante o retiro, que contou com a participação da maioria dos padres do Grande ABC, Dom Armando, que é também presidente da Comissão Pastoral Episcopal para a Liturgia, refletiu sobre a caridade pastoral, colaboração e alegria, fragilidade ministerial, dedicação e amor, coragem, chamado e resposta, concluindo com o diálogo entre a Igreja e a Sociedade, como caminho de missionariedade.
Dom Pedro, bispo de Santo André, acompanhou todo o retiro, participando dos momentos de reflexão e oração. Como acontece tradicionalmente, o clero rezou a oração do breviário e celebrou a Eucaristia diariamente, intercalando com momentos devocionais, adoração eucarística e celebração penitêncial.
Ao final do retiro, foi entregue por Dom Pedro, uma foto com o clero celebrando a eucaristia e uma carta de agradecimento e incentivo às novas iniciativas pastorais da Diocese de Santo André.