Visita Missionária levou bispo à Casa das Religiosas Franciscanas

Na manhã de sexta-feira, (7/10), o Bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini visitou a Casa das Religiosas Franciscanas, localizada no Parque das Nações em Santo André, dando início assim, naquele que foi o sétimo dia da Visita Pastoral na Região de Utinga.

Logo no começo, Dom Pedro destacou que um dos objetivos da Visita Missionária é conhecer a realidade da Diocese de Santo André e também ser presença da figura do Bom Pastor que conhece suas ovelhas.  Neste sentido, nosso bispo quis conhecer a história do Instituto das Irmãs Franciscanas Missionárias de Assis que atua na diocese há mais de cinquenta anos. Irmã Roseni, provincial das Irmãs Franciscanas aqui no Brasil, conta que o Instituto foi fundado na cidade de Assis, Itália no ano de 1702 pelo Padre Giuseppe Antônio Marcheselli, frade menor conventual e irmã Ângela Maria Del’ Giglio, terceira franciscana, tendo como carisma “Querer unicamente a Deus” no seguimento do Cristo pobre e crucificado.

Atualmente, as Irmãs Franciscanas Missionárias de Assis estão presentes em 20 países. Aqui no Brasil, o trabalho está ligado diretamente com trabalhos pastorais nas comunidades onde as irmãs estão inseridas.

Dom Pedro também dirigiu palavras de incentivo e ânimo diante das dificuldades partilhadas pelas Irmãs durante todo o processo de discernimento e acompanhamento vocacional das jovens que as procuram. Enfatizou que devemos manter a chama da fé acesa e não ter medo. Não devemos pensar somente nas dificuldades, devemos estar abertos à ação do Espírito Santo, que sempre nos inspira.

Ao final, recordou a atuação das Religiosas na Igreja, sobretudo na Diocese de Santo André, agradecendo pela dedicação e empenho na missão de evangelizar através do testemunho da Vida Religiosa Consagrada e nos trabalhos pastorais realizados.

As Irmãs Franciscanas Missionárias de Assis se alegraram em receber a visita fraterna, e Ir Helena, assim se expressou: “Paz e bem! Hoje tivemos a alegria de receber visita fraterna do nosso Pastor Diocesano Dom Pedro, acompanhado do Pe. Tiago. Consideramos um momento de graça, foi a primeira vez que recebemos a Visita Pastoral do Bispo. Ele com sua simplicidade incentivaram, animou nossa consagração, valorizando e animando para uma presença sempre maior na Missão Apostólica, uma vez que sabe da importância da Vida Religiosa Consagrada no meio do povo de Deus.

Só podemos pedir a Deus que ilumine e torne sempre mais fecundo seu pastoreio”.

DSC_0056-2