As cem paróquias da Diocese de Santo André se preparam para vivenciar, a partir do próximo dia 13 de novembro, o Sínodo Diocesano, com duração de um ano, e, portanto, só será encerrado em novembro de 2017. Sínodo vem de “synodos”, que quer dizer, caminho feito em conjunto, e que foi traduzida para o latim como “concilium”, ou seja, assembleia.
Dom Pedro Cipollini explica que “A inspiração para a realização do Sínodo Diocesano de Santo André surgiu da identificação da madura caminhada pastoral desenvolvida pela Igreja local. Esta caminhada é identificada pelas Assembleias Diocesanas de Pastoral e pelos 7 Planos Diocesanos de Pastoral”. O bispo diocesano esclarece ainda que “As Visitas Pastorais Missionárias realizadas ao longo de 2016 e a instalação da 100ª Paróquia também fomentaram a busca por um Programa de afirmação da fé, conversão e missão”.
O tema geral para a Caminhada Sinodal é “O Espírito de Comunhão Missionária”, (cf. Papa Francisco, ‘A Alegria do Evangelho’, nº 31). E os temas específicos serão apresentados ao bispo em encontros que vão acontecer no dia 13 de novembro e no dia 6 de dezembro.
O Site da Diocese vai disponibilizar o material a ser utilizado ao longo dos meses de 2017.
Programação
Dia 13/11 – Domingo – 9h – Celebração de Convocação na Catedral N. S. do Carmo.
Dia 03/12 – Sábado – Abertura e 1ª Sessão Sinodal (Apresentação da Pesquisa).
1º Trimestre de 2017 – Encontros com o Guia 1 (Paróquias – CPPs – Relatório Paroquial) e Sessão Sinodal Geral – Análise Sócio-Eclesiológica.
2º Trimestre de 2017 – Encontros com o Guia 2 (Paróquias e Regiões Pastorais – Relatórios Regionais – Proposta) e Sessão Sinodal Geral – Análise Teológico-Pastoral.
3º Trimestre de 2017 – Sessões Sinodais Específicas (com as Áreas Pastorais, Movimentos e Associações Diocesanas) e Produção do Instrumento Laboris.
15/11/2017 – Externato Santo Antônio – Assembleia Sinodal.