O Diário do Grande ABC publicou na edição de 10 de novembro de 2016 (Setecidades, p. 10) a respeito do tombamento da Capela São José da Boa Viagem, conhecida também como “Capela-Monumento ao Jesus Redentor”, localizada no km 47 da Rodovia Deputado Antônio Adib Chammas. Nesta matéria ficou evidente que a capela sofre com o mau estado de conservação e que é alvo de vandalismo. De acordo com a reportagem de Nelson Donato, a administração municipal alegou que “(…) a capela é de propriedade da Cúria Diocesana de Santo André, portanto não cabe à Prefeitura a responsabilidade direta de restaurá-la”.
A COBECISA (Comissão dos Bens Culturais da Igreja de Santo André), juntamente com o departamento jurídico da Mitra Diocesana de Santo André, já se encontrou com órgãos competentes da Prefeitura do Município de Santo André para resolver os problemas mencionados na publicação.
É importante dizer que, embora seja um edifício religioso, não há nenhuma escritura ou documento civil afirmando que tal terreno e prédio pertencem à Mitra Diocesana de Santo André.
O único registro histórico que se possui é do Livro Tombo da Paróquia São José de Ribeirão Pires, assinado pelo Pe. Francisco Navarro, em 1914, que afirma literalmente: “(…) Capella-Monumento ao Jesus Redemptor de Campo Grande, não ainda provisionada. Foi construída por iniciativa do Revdo. Padre Luis Capra, angariando esmolas e gastando tambem do seu bolço, e foi inaugurada aos desoito abril de 1913. Celebrou ali a primeira Missa o Revdo. Padre Tarcisio Zanotti, Vigário de Ribeirão Pires naquele anno, pregando ao Evangelho o Rev. Padre Luis Capra (…)”. (PARÓQUIA SÃO JOSÉ. Livro Tombo. v. 1. Ribeirão Pires. p. 11.).
Como já está sendo feito, a COBECISA e o departamento jurídico da Mitra Diocesana de Santo André darão continuidade às negociações junto à Prefeitura do Município de Santo André para estabelecer um acordo quanto às questões documentais a fim de que a restauração seja assumida por parte dos poderes públicos.
A COBECISA está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos sobre o andamento do processo, bem como sobre a atuação pastoral da paróquia São Sebastião (Rio Grande da Serra e Paranapiacaba), representada pelo seu pároco Pe. Rogério Duarte Irmão, em favor da comunidade de Campo Grande.
Matéria publicada em referência a notícia sobre o tombamento da Capela São José da Boa Viagem (DONATO, Nelson. Capela centenária é tombada: Localizada na Rodovia Antônio Adib Chammas, em Sto. André, edificação datada de 1913 tem mau estado de conservação e é alvo de vândalos. Diário do Grande ABC, Santo André, 10 nov. 2016. Setecidades, p.10.)
Escrito por Pe. William Mariotto Torres, Vice Assessor da COBECISA para o Museu Diocesano e Memória